Reclamar
Ficamos a saber que o livro de reclamações vai passar a ser obrigatório em mais serviços do que aqueles onde já existia.
É uma boa medida em si. Contudo seria interessante avaliar quantas pessoas, com motivos de queixa, utilizam o livro de reclamações..? Porque é um dos nossos defeitos: ( por nossos entendo ‘dos portugueses’) gostarmos muito de nos queixarmos mas não sabermos reclamar como deve ser. E o «como deve ser» significa com calma e ‘a frio’, por escrito, fundamentando aquilo que se diz, e se possível provando o que se diz.
Porque não é fácil. Resmungar e falar para o lado, aceitando a solidariedade de quem está presente, é a todo o momento. Ralhar, exaltarmo-nos, gritar até, também acontece. Ameaçar que se vai fazer isto e aquilo, perante uma situação que nos revolta, também é frequente. Mas, tranquilamente, pedir o livro amarelo ou de reclamações e deixar essa queixa registada é um caso em cem.
E falo mesmo de pessoas educadas que escrevem com facilidade, não estou a pensar nos inumeráveis casos de gente dominada pela iliteracia que dificilmente alinhavam as suas ideias num papel.
Eu, uma única vez pedi um «livro amarelo», e até mo trazerem, ter-me sentado, destapado a caneta e começar a escrever o caso tinha já sido solucionada!!! Nunca vi tal velocidade…Pode ser. Talvez com o aumento de locais onde passa a existir esse livro os queixosos tomem balanço e as queixas deixem de ser só verbais voando com o vento e passem a escritas tendo algumas consequências.
É uma boa medida em si. Contudo seria interessante avaliar quantas pessoas, com motivos de queixa, utilizam o livro de reclamações..? Porque é um dos nossos defeitos: ( por nossos entendo ‘dos portugueses’) gostarmos muito de nos queixarmos mas não sabermos reclamar como deve ser. E o «como deve ser» significa com calma e ‘a frio’, por escrito, fundamentando aquilo que se diz, e se possível provando o que se diz.
Porque não é fácil. Resmungar e falar para o lado, aceitando a solidariedade de quem está presente, é a todo o momento. Ralhar, exaltarmo-nos, gritar até, também acontece. Ameaçar que se vai fazer isto e aquilo, perante uma situação que nos revolta, também é frequente. Mas, tranquilamente, pedir o livro amarelo ou de reclamações e deixar essa queixa registada é um caso em cem.
E falo mesmo de pessoas educadas que escrevem com facilidade, não estou a pensar nos inumeráveis casos de gente dominada pela iliteracia que dificilmente alinhavam as suas ideias num papel.
Eu, uma única vez pedi um «livro amarelo», e até mo trazerem, ter-me sentado, destapado a caneta e começar a escrever o caso tinha já sido solucionada!!! Nunca vi tal velocidade…Pode ser. Talvez com o aumento de locais onde passa a existir esse livro os queixosos tomem balanço e as queixas deixem de ser só verbais voando com o vento e passem a escritas tendo algumas consequências.
Talvez…
7 comentários:
Concordo em absoluto com o livro de reclamações, mas sugiro uma maior presteza na resolução dos problemas. Não sei se alguma vez contei mas já tive uma situação que só se resolveu cerca de dois anos depois, em tribunal, com ganhos para quem protestou.
Enfio a carapuça, porque só duas vezes pedi um livro de reclamações e numa delas acabei por desistir tantas desculpas me foram pedidas.
O certo é que se é algum incómodo para nós, só assim se consegue disciplinar certos abusos.
Eu já pedi uma vez no ano passado...
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ainda estou à espera de uma notícia...
Mas ainda bem que se vão espalhando os livros amarelos, principalmente por sectores que por terem pouca concorrência fazem o que lhes apetece, agora até as auto-estradas vão ter, acho muito bem!!
Bem, eu não tenho experiência, porque como disse, da única vez em que decidi reclamar foi tão rápida a solução que desisti de o fazer.
Mas acho que água mole em pedra dura... Ou seja vale sempre a pena 'desabafarmos' desse modo do que a embirrar com a família, ou com o parceiro da bicha.
E quanto aos abusadores, acredito que com as reclamações formais entrem na linha. Mais cuidado vão ter de certeza.
Pois devemos criar esse habito de reclamar por escrito , em vez de gritar etc etc, só fiz uma vez e estou á espera, mas arrependida de não o ter feito noutras ocasiões bem importantes ,como num hospital privado. Penso que o farei mais vezes sempre que me sentir lesada.Vale a pena,pelo menos pelo desabafo..
Pois devemos criar esse habito de reclamar por escrito , em vez de gritar etc etc, só fiz uma vez e estou á espera, mas arrependida de não o ter feito noutras ocasiões bem importantes ,como num hospital privado. Penso que o farei mais vezes sempre que me sentir lesada.Vale a pena,pelo menos pelo desabafo..
Era isso que eu queria dizer, Kati. Não temos ainda o hábito de fazer reclamações como deve ser e se faz noutros paises. Li uma vez um estudo que dizia que os portugueses reclamam pouco, o que é estranho se virmos que 'refilamos' muito, só que fica por aí...
Era bom sinal para todos se passássemos das palavras aos actos. Até porque a esposta pode demorar como contou o Farpas, mas o registo fica sempre e mais tarde ou mais cedo vem a contar para uma mudança.
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