sexta-feira, março 23, 2007

Outra vez…?!


Mas que raio de impressão de «dejá vu».
Aqui há uns anos existiu a peregrina ideia de alterar a nossa hora para, independentemente dos meridianos, ficarmos em sintonia com a França, Alemanha, Benelux, Itália. Aquele foi um ano horroroso, com o nosso metabolismo todo alterado por essa infeliz experiência que seria bom para os negócios segundo os patrões.
Bom, ‘a coisa’ parecia enterrada, mas afinal cá vêm de novo as confederações patronais com a ideia de que a diferença de uma hora provoca dificuldades nos contactos comerciais e o aumento nos custos com as deslocações dos empresários portugueses, obrigando a que, para estar presente em iniciativas que se iniciam ao princípio do dia, seja necessário viajar na véspera"
Coitaditos. Já viram que para isso têm de passar uma noite num hotel, longe do seu lar e sabe-se lá com que desconforto…! É óbvio que faz muito mais sentido que quase nove milhões de pessoas tenham os seus hábitos alterados e vivam em desacerto com a hora solar.
«Questionado sobre se esta tomada de posição foi feita com base em algum estudo com o impacto económico da harmonização, Francisco Van Zeller respondeu que não, mas que "é uma questão de senso comum"».
Vamos ver se entendo – o senso comum português deve ser diferente do senso comum dos outros, se pelos vistos, «a quase totalidade dos países da Europa continental em Setembro irão atrasar o relógio 60 minutos para a chamada "hora de Inverno"» coisa que cá se pretende evitar. E então, se agora ficaríamos com a mesma hora que eles, pelo que eu percebo, quando eles voltassem a mudar ficaríamos de novo em diferença, não?...

A lógica é mesmo uma batata.

4 comentários:

Anónimo disse...

Bah! Não vai dar nada!
Nestas coisas, se mudamos a hora porque os outros fazem (e parece que é para aproveitar melhor a luz ou lá o que é) vamos ter de fzer também.
Por mim preferia realmente que estivessem quietos com a hora, e fosse a hora «natural» por assim dizer. Nessa altura de que tu falas, andámos duas horas duferente do natural, foi horrível, ninguém gostou.

josé palmeiro disse...

É, não há dúvidas uma criação patronal. A nós, cidadãos comuns, que bom seria podermos regularmo-nos pelo Sol. É a hora natural e essa é que importa porque como diz a Emiéle, a influência provocada no metabolimo é significativa.

ilha_man disse...

Os Açores ficariam com 2 horas de diferença do continente como já estiveram?? Lindo, os estudantes açoreanos a começarem os exames nacionais às 7:30 para coincidir com o começo em Portugal continental.
Com a diferença de 1 hora da europa central fico sem perceber como a Irlanda desenvolveu-se tanto....e a Inglaterra e a Escócia, também vão mudar??
Desde a peregrina ideia da marca "ALLGARVE" que nada mais pode admirar! Como diz Inês Pedrosa hoje no Expresso: "Que tal mudar o nome do país para PortuGOAL, um país de futebol e objectivos".

cereja disse...

Olha Ilha_man quando escrevi isto estive quase para fazer a mesma pergunta se a Grã-Bretanha ia ficar incluida nesse pacote, e se não como é que eles se desenvolvem, uma vez que a chave do sucesso é essa uniformidade horária...?
E quanto aos Açores ia ser bonito! A verdade é que como se diz isto são «desculpas de mau pagador» fossem os gestores eficientes e não era preciso uniformidade nenhuma...