segunda-feira, março 05, 2007

Os malefícios do tabaco Os benefícios do azeite

A publicidade pode ser uma verdadeira arte!
E, curiosamente, é raro ficar-se indiferente: ou não gostamos nada da mensagem, ou gostamos muito. De vez em quando tenho deixado aqui alguns exemplos de publicidade muito criativa, bem imaginada, ‘artística’ até. Outras vezes tenho criticado o modo como certas mensagens são passadas ou encorajamento a consumos errados.
Nos últimos tempos temos visto em outdoors e sobretudo na publicidade televisiva, um anúncio muito interessante. Pretende-se vender um azeite, e o modo como o estão a fazer é chamando a atenção para o facto de que cozinhar em casa é pode ser fácil e rápido. Nesse anúncio aparece primeiro uma situação doméstica complicada mesmo em cima da hora da refeição. A família em grande confusão e surgem dois «mágicos» que de attaché-case na mão, fato preto, com ar muito sério e mantendo esse ar grave e sério encontram a solução: abrem o armário ou o frigorífico e com aquilo que encontram e mais um pouco de azeite, inventam um prato apetitoso. O interessante é que não é a avozinha que salva a situação, são rapazes com aspecto de 'informáticos', ou de uns 007!
O que quero aqui realçar é o positivo da mensagem, de que afinal cozinhar em casa não é nenhum drama nem nenhuma dificuldade. Sempre defendi isso e, na época dos pré-comprados ou onde se recorre com tanta ligeireza a encomendar comida feita, este anúncio para além do azeite chama a atenção para as virtudes da comida que 'conhecemos' bem e é feita por nós.
Ainda bem.

10 comentários:

Farpas disse...

Eu como não tenho nenhum problema em cozinhar nem ligo muito mas acredito que em algumas casas isso deve ser uma coisa do outro mundo! (é verdade, é mesmo para me gabar, eu cozinho bem LOL!)

Anónimo disse...

Nao gosto de cozinhar, mas faço-o todos os dias. Cada vez mais gosto de comer em casa Tem todas as vantagens, e desde que existem as maquinas de lavar a louça e microondas. Sabemos o que comemos e principalmente que temos as mãos lavadas...Nem digo mais nada .adoro azeite e com pão em vez de manteiga é uma delicia e se for de boa qualidade ainda é melhor

Rita Inácio disse...

Concordo com Emiele!
Durante 4 anos vivi numa residência universitária, e fazia-me alguma confusão haver tanta gente que nem um ovo sabe por a cozer, ou haver quem telefone para a mãe a perguntar como é que arranja uma pizza (daquelas que vêm me pacotes e é so por no forno ou no microondas, e que trazem as instruções na caixa)...

Sou defensora na dita "Comida caseira", sabe bem,... e no quando se tem que almoçar em restaurantes todos os dias, uma comidinha feita em casa (ja que a mamã está longe) sabe mesmo bem!

Emiele e que tal o Farpas cozinhar para nós,... já que cozinha bem?!

Anónimo disse...

Já me tinha acontecido, mas não tinha reflectido sobre o assunto.
Isto de levantar cedo e vir ao Pópulo, tem das suas. Assim, venho, escrevo, vou à vida e quando regresso, para ver os progressos, eis-me confrontado com a existência de outro artigo. Hoje é sobre o AZEITE, e escrevo-o assim porque é assim que deve ser.
Alimento de primeira qualidade, quando não adulterado, uso-o, desde sempre. Em menino, o fascínio dos lagares era um facto, depois as "Tibornas", que mais não é que pão acabado de sair do forno e mergulhado no AZEITE, acabado de correr das ceiras, é uma maravilha.
Mais não digo, está tudo implícito.

Farpas disse...

Ó Rita agradavelmente surpreendida LOL!

Zé Palmeiro, ai o que tu foste lembrar... as tibornas! hummm...

Rita Inácio disse...

Farpas!
Gostaria de me surpreender mais..., e eu até sou de boa boca! lol

cereja disse...

Acabo de reabrir a net e afinal esta minha «gracinha» atraiu a opinião de muita gente... E acredito que o nosso Farpas saiba cozinhar, pois então! A verdade é que o dito 'trivial' não tem mistério nenhum!
Mas a Rita tem razão, encontro mocinhos e mocinhas que só comem do pré-cozinhado (sabe-se lá que mistela é que ali está) por desconhecimento até de como se faz um ovo mexido!!!

Anónimo disse...

Anda tudo de pernas para o ar!!!
Agora é o Farpas a iniciar os comentários e eu a acabá-los :D Trocámos de relógios...?
Pois também me tinha chamado a atenção, e por os motivos que apontas. O anúncio é mesmo engraçado! Os senhores Oliveira e Serra resolvem num ápice os dramas familiares da ausência da mãe, ou do atrazo dos pais. E lá dizem «cozinhar é mis rápido do que mandar vir». E mais barato. E sabemos o que se come. Só vantagens para além do azeite ser saudável.

cereja disse...

Pois é, Joaninha, isto hoje está de cabeça para baixo na ordem dos comentários, lol
E ainda bem que também achaste graça ao anúncio. oxalá sirva para algumas pessoas começarem a experimentar cozinhar em casa.

Anónimo disse...

Na verdade cozinhar é ótimo, nós adquirimos gosto pela cozinha a medida que aprendemos a cozinhar e o prato que fizermos ficarem de c/ gosto bom..É importante começar c/ receitas simples e mesmo que der mancadas, não desistir, afinal ninguém que eu conheça fez ótimas comidas desde a primeira vez...Qdo as suas comidas começarem a ficar boas,vai ser um prazer toda vez que se põe a mão na massa...experiencia própria!!!! Podem crer!!!