domingo, março 11, 2007

Os fariseus

Odeio.
Creio que cada um de nós tem uma embirração especial contra um defeito. A minha embirração de estimação é contra a hipocrisia. Odeio visceralmente.
Ora uma faceta estranha curiosa que mostra bem as diferenças de mentalidade entre povos diversos é o modo como é encarada a vida íntima das personalidades de ribalta – nos Estados Unidos e na Europa, sobretudo Europa do Sul. É certo que uma vida pessoal muito suja, e com opções de vida socialmente desadequadas, pode revelar que a pessoa que pretendemos eleger para dirigir os destinos da nossa terra, terá um mau carácter e isso pode contaminar outras decisões que venha a tomar. Mas, de uma forma geral, aqui na Europa não consideramos que um dirigente tenha de ser fiel ao seu consorte como condição para ser um bom político.
Lá na América não. Vai-se espiolhar a vida privada de cada um, escarrapachar-se com isso nos media, e avaliar-se as suas capacidades de competência política por isso. Que confusão!
Estou a pensar no «caso Bill Clinton e Monica Lewinski». Aquela conversa infindável sobre a vida íntima do homem, a sua confissão pública, aquele vexame todo, é estranho para o nosso modo de pensar. Que ele teria pontos fracos como político, isso sem dúvida, e por aí poderiam combatê-lo. Mas lá o que fazia com as suas estagiárias era caso para ser resolvido com a Hilary a mais nada.
O interessante é que estas coisas «cá se fazem e cá se pagam». Agora vem a saber-se que o homem
que tratou do processo de destituição de Bill Clinton, enquanto isso decorria, também tinha uma relação extraconjugal
A verdade é que continuo a achar que, também neste caso, ninguém teria nada com isso, a não ser a «sua legítima», mas que revela uma grande cara de pau, lá isso…
Como é a definição de
Fariseu? «Fanáticos e hipócritas que apenas manipulam as leis para seu interesse»? É isso, é.


6 comentários:

Anónimo disse...

São tão fariseus que, a dado passo o dito, que denunciou Clinton, afirma: "sei que estava a fazer mal, então rezava....".
Daqui se conclui que basta rezar, que tudo passa. Fariseus e Ipócritas, é o que eles são.

Anónimo disse...

Emiéle, apaga-me lá esse Ipócritas, e coloca-lhe o "H".
Depois , são isso tudo e mais PALHAÇOS, no pior sentido da palavra.

Anónimo disse...

Vem mais uma. Detesto essa mentalidade. Mas repara que o Clinton «alinhou» nessa conversa toda, em lugar de os mandar à merda. Podem não ser farinha do mesmo saco, mas é tudo farinha... Como disse aqui o Zé, ele punha-se A REZAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ora com franqueza, a rezar?!
(Zé, deixa lá a gralha! Quem é que não as faz? Eu é cada palavra cada gralha :D )

Anónimo disse...

Claro que cada um é como cada qual e ninguém tem nada com isso, mas essa faceta «moralista» lá dos ianques irrita-me!
Bem feita, agora este de careca à mostra!

cereja disse...

Esse «moralismo» à moda deles também me faz impressão mas enfim...Este caso é que é de bradar aos céus! Perseguir o outro e depois, pela calada, ele faz o mesmo!!!

cereja disse...

Ah, Zé, quanto à gralha, agora nem vale a pena e só agora é que reparei. Olha que ninguém vai pensar que não sabes escrever, né???! Caiu o H e depois...?!