quarta-feira, março 28, 2007

Oferecer roupa usada


Fiquei chocada. Afinal sou mais ingénua do que imaginava.
Esta informação já a li há uns dias, mas não me decidia a escrever aqui nada. Fiquei a pensar… mas cá vai:
Eu aprendi desde criança a ser poupada e custa-me deitar fora coisas que podem ter utilidade. Por exemplo, roupa. Muitas vezes a roupa deixa de me servir, porque emagreci, engordei, comprei coisas mais à moda, eu sei lá… vários motivos. Mas estão em bom estado, e não me convenço a deitá-las para o lixo.
Até que há uns anos descobri uns contentores que, pelo que tinham escrito no exterior, me convenceram que se lá deixasse a minha roupa usada ela seria enviada para países do 3º mundo que têm tanta falta.
Adoptei logo a ideia.
Desde então, na mudança de estação, dou uma volta aos armários e meto em sacos as camisolas, ou calças, ou pijamas ou seja o que for que não me servem mas estão em bom estado e contentor com eles.
Li há dias que nem tudo o que parece é.
Aquilo que se deixa nesses contentores é «depois tratada por voluntários, escolhida, prensada e embalada e... vendida» !?!?
Como é? Diz lá: «o lucro daí auferido poderia pensar-se que iria para ajudar os países de terceiro mundo» Contudo nem mesmo isso porque «os voluntários que concorrem a lugares em África ou na Índia têm de pagar uma propina pelo seu estágio e angariar fundos nas ruas, com a venda de jornais ou postais»
Então, quando eu ofereço a minha roupa, isso vai servir para quê?
Que balde de água fria…

13 comentários:

Anónimo disse...

Bem, desta vez «ganhei» ao Palmeiro, cheguei antes aqui. (se calhar foi como das outras vezes uando ele cá veio a Emiele ainda não tinha escrito os posts. Tsso a mim nunca me acontece que venho aqui depois do café a quando começo a trabalhar.
Quanto ao post:
Fico também de cara à banda! A verdade é que tinha achado aqueles contentores uma bela solução... Hoje em dia mesmo gente pobre não gosta e torce o nariz a receber roupa usada, por mais limpinha que venha. E deitar fora coisas boas custa-me muito. Ora que gaita!!!

josé palmeiro disse...

Joaninha, hoje, como noutras vezes, chegaste à minha frente. Levantei-me mais tarde, coisas da idade e das drogas (placebos) que desde há uns tempos tenho que tomar para descansar. Conto, acabaram-se os meus, e eu que às vezes passo dias sem os tomar, mas tenho-os à cabeceira, tive uma noite de alerta e só pela manhã, descansei um pouco.
Feita a explicação, digo que corroboro inteiramente com a Emiéle, na atitude e na solução, eu não dou assim, e pronto, dou, sim mas a quem os usa e estima, doutra forma, não, não vale a pena!

Rita Inácio disse...

É por isso que entrego a minha roupa a pessoas na minha terra que precisam, ou seja, entrego directamente ás pessoas, ou então entrego à paróquia, ou numa casa de freiras com crianças órfãos,... nunca coloquei roupa num contentor (ou melhor, coloco no contentor [do lixo] quando ja não serve para nada).

Anónimo disse...

Por acaso isso só vem confirmar algumas suspeitas que já tinha... Eu (coisas de homem se calhar) nãp me ocupo muito disso, mas cá na família há quem pense como tu e vá exactamente a esses contentores. É o que se pode arranjar.
Porque o Palmeiro e a Rita Inácio vivem em terras pequenas e conhecem directamente pessoas, mas nos grandes centros isso é muito difícil.
Claro que há os sem-abrigo, mas vai dar-se um vestido de senhora a um homem meio alcoolizado, meio drogado? para quê? E para o lixo também acho que faz dó.

cereja disse...

Eu estou como o King, não vejo muitas alternativas - ou contentor para o negócio, ou o contentor do lixo. E que dó...

saltapocinhas disse...

Eu só tenho a minha mãe como intermediária: dou a ela que faz a distribuição pelas pessoas do costume.
Em troca recebe ovos, alfaces, couves, batatas...
E eu fico com a certeza que a minha roupa é dada a quem realmente a valoriza e usa!

cereja disse...

Bom, bom...
Acho que vou passar a fazer uns pacotes e mandar à mãe da Saltapocinhas e à Rita e elas que decidam o que fazer...

Anónimo disse...

Sim Joaninha, também já ouvi isso e é muito triste :(. Eu, por norma, quando me dão roupa, fico com alguma para mim, e a restante levo para a aldeia dos meus pais, há lá pobres que agradecem e usam. Já cheguei a dar a uma instituição mas desisti porque lhes davam muitas coisas, e há pessoas que necessitam mais. Também costumo distribuir pelas amigas :) . Quem aceita não escolhe, certo? Portanto, se alguém tiver roupa que não tem a quem dar, pode enviar-me que eu distribuo por diversas pessoas o mail é
gatinha7334 arroba gmail ponto com

Anónimo disse...

gatinha7334@gmail.com

Anónimo disse...

eu precizo de roupas usadas pr mim e pra minha bb de 3 anos.se alguem quizer me ajudar q deus abençoe ricamente
meu email

marciapedroso09@hotmail
.com

924476915

Anónimo disse...

gente me ajudem por d
favor moro aqui em malveira to desempregada precizo de roupas pr minbha bb pr mim tb.....meu telemovel 924476915..
nao deite fora nada amiga tem muita gente como eu passando por situaçao humilhante............deus abençoe vc amadas! meu email.....
marciapedroso09@hotmail.com

Anónimo disse...

Olá ,

se alguém tiver roupa para adulto que não queira , eu aceito , tanto para mim , como para o meu marido.

O meu marido engordou e agora não lhe serve quase nada.

Vou buscar.

924069782
Carla

Anónimo disse...

Bom sou de recife to com uma amiga que tem dois filhos ela trabalha mas no momento ela so esta recebendo quatrocentos reais e esse dinheiro e pra paga o aluguel ela ta precisando de duas cama e dois cochao se alguem sentir de ajuda essa mãe trabalhandora so Deus pra abençoa vcs eu moro perto dela no mesmo endereço rua vitoriana no sete cinco se nao pode chamar no zap nove oito oito cinco sete oito sete quatro quatro