«Deseja factura?»
A pergunta já é um avanço. Quando, com um ar atencioso, a pessoa que nos presta um serviço ao comunicar quanto lhe devemos avança com essa interrogação, já é qualquer coisa. Mas todos sabemos que deseja ouvir uma resposta negativa e, quando assim sucede, o sorriso torna-se mais aberto.
Em todas as áreas. Estamos cansados de o saber. Claro que nos supermercados vem um aviso na área das caixas «quem desejar factura deve pedi-la antes de ser feita a conta» e já sabemos isso. O que até nesse caso se levanta a dúvida – e a esmagadora maioria que a não pede, como é? Essas vendas entram onde? Depois é o escândalo que sabemos de alguns consultórios: se passar um recibo da consulta é um valor, sem recibo outro. Na restauração nem é preciso falar – quem é que pede um recibo de uma bica?! Já me aconteceu, até ao balcão de uma loja, quando pedi um comprovativo de venda de um artigo, porque nem era para mim, o empregado resmungar com mau modo «ah, mas se quer um recibo é mais caro porque tenho de incluir o IVA».
Tudo isto para falar de uma campanha que vem aí chamada «Peça a factura». A ideia é exactamente 'moralizar' esta imoralidade toda.
Não faço ideia se vai resultar, se vai surgir uma cumplicidadezinha entre fornecedor e cliente, porque o pagamento de impostos é uma coisa que é difícil de aceitar e por vezes os clientes sentem que podem pactuar com algo que a curto termo os beneficia.
Mas o que está em causa nem é o benefício de cada um, é uma atitude cívica. Será essa mensagem que era bom que passasse.
Apesar de já sabermos que para isso ser implementado quem vai pagar mais agora será o consumidor. Daqui para a frente sempre que eu pedir um recibo como deve ser e não aquele papelinho manhoso onde ele me rabiscou um número, ao meu canalizador, electricista, pintor, serralheiro, vou pagar o serviço que ele me prestou e mais o imposto que ele vai ter de pagar!
Em todas as áreas. Estamos cansados de o saber. Claro que nos supermercados vem um aviso na área das caixas «quem desejar factura deve pedi-la antes de ser feita a conta» e já sabemos isso. O que até nesse caso se levanta a dúvida – e a esmagadora maioria que a não pede, como é? Essas vendas entram onde? Depois é o escândalo que sabemos de alguns consultórios: se passar um recibo da consulta é um valor, sem recibo outro. Na restauração nem é preciso falar – quem é que pede um recibo de uma bica?! Já me aconteceu, até ao balcão de uma loja, quando pedi um comprovativo de venda de um artigo, porque nem era para mim, o empregado resmungar com mau modo «ah, mas se quer um recibo é mais caro porque tenho de incluir o IVA».
Tudo isto para falar de uma campanha que vem aí chamada «Peça a factura». A ideia é exactamente 'moralizar' esta imoralidade toda.
Não faço ideia se vai resultar, se vai surgir uma cumplicidadezinha entre fornecedor e cliente, porque o pagamento de impostos é uma coisa que é difícil de aceitar e por vezes os clientes sentem que podem pactuar com algo que a curto termo os beneficia.
Mas o que está em causa nem é o benefício de cada um, é uma atitude cívica. Será essa mensagem que era bom que passasse.
Apesar de já sabermos que para isso ser implementado quem vai pagar mais agora será o consumidor. Daqui para a frente sempre que eu pedir um recibo como deve ser e não aquele papelinho manhoso onde ele me rabiscou um número, ao meu canalizador, electricista, pintor, serralheiro, vou pagar o serviço que ele me prestou e mais o imposto que ele vai ter de pagar!
7 comentários:
Não posso estar mais de acordo.
Há, no entanto, coisas a esclarecer. Nós vamos pagar mais, porquê? Não entendo, pois se o preço fos o justo, já tudo deverá estar incluído. Mas há mais. Porque não recebemos, nós contribuintes, juros das verbas que o estado não nos paga atempadamente? Pois bem, para eu concordar e aceitar, sem pestanejar, uma campanha, e mais, um comportamento universal, com o qual concordamos, tudo teria que ser claro, mas clarinho, está bem?
Cá venho eu atrás do Zé! lol
Pois está claro. É óbvio que se também estou convencida de que vamos pagar mais com a exigência do recibo, o que o Zé diz é o óbvio: quando fazem o preço, deveria estar incluido tudo! É alías «um truque» irritante, certs lojas que mostram um determinado preço, mais apelativo é evidente, e depois acrescentam «+ iva, é X». Uma pessoa vê-se confrontada com 2 preços, e pensamos «que estupor do Estado que com esta coisa do IVA aumenta o que vamos pagar».
É claro que é uma questão cívica, mas vai demorar muitos anos a entrar nos eixos!
A verdade é que a gente ainda pede o recibo da consulta médica porque nos serve para o nosso IRS, mas os recibos que não «nos servem para nada» vais ver que se vai deixar cair... Até para não ter chatices.
Por acaso ha anos que peco sempre, mas sempre, factura. Taxis, cafes, restaurantes, lavandaria, loja roupa, etc, etc... desde que li que a fuga aos impostos via subtraccao do IVA rondava 10% do PIB acabou-se! Se nas lojas e servicos no-lo cobram, entao vao mesmo ter de entrega-lo ao Estado! Enriquecer a minha custa e injustamente e que nao...
E não só Tuxa, a economia paralela na nossa terra não sei se está avaliada mas deve ser uma coisa colossal! Eu tinha falado nos arranjos domésticos e isso é uma renda enorme de que na enorme maioria das vezes não se pede factura. Eu e as minhas amigas, se chamamos a casa alguém para arranjar uma fechadura, por um vidro numa janela, pintar uma sala, prolongar uma extensão eléctrica, arranjar o esquentador, no final desembolsamos sempre umas dezenas de euros mas eles ou dizem verbalmente quanto lhe devemos ou deixam uma folhinha de um bloco com o custo do material e mais X de mão de obra. Mainada! Ora isso é que faz muita confusão e é difícil de enfrentar. Porque para recusarmos esse sistema não conseguimos ninguém que nos faça nada.
Cem por cento de acordo com a Tuxa deviamos todos exigir factura, mas é dificil para mim proceder como ela, daí que o Estado deve arrecadar o IVA logo deviam fiscalizar e ser obrigatorio a entrega imediata de factura por quem presta o serviço ou nos vende um bem Esta cultura de se quer factura é um preço e se nao quiser é outro, é obvio que todos querem pagar menos Era possivel por isso nos eixos creio eu
Cem por cento de acordo com a Tuxa deviamos todos exigir factura, mas é dificil para mim proceder como ela, daí que o Estado deve arrecadar o IVA logo deviam fiscalizar e ser obrigatorio a entrega imediata de factura por quem presta o serviço ou nos vende um bem Esta cultura de se quer factura é um preço e se nao quiser é outro, é obvio que todos querem pagar menos Era possivel por isso nos eixos creio eu
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