terça-feira, março 27, 2007

De pequenino


Eu bem tinha a esperança de que se vinha a saber o que tinham dito Garzón e Morgado ontem.
Ora gostei de saber que Baltazar Garzón pôs a tónica num ponto que também me é muito querido e importante: as crianças. Ele disse
a prevenção do crime de corrupção deve começar nas escolas
Parece óbvio.
Se queremos começar por prevenir, isso deve vir desde o ovo, e a mudança de "mentalidade em termos de educação das gerações futuras é fundamental".
É que enquanto se passar a imagem de que «os outros fazem porque não eu», ou mais grave ainda «quem o não faz é parvo» e até «só se deixa apanhar quem for um totó» será muito difícil mudar radicalmente seja o que for.
Ele citou Victor Hugo que dizia que "a melhor forma de combater a corrupção seria construir escolas".
Ah sim…?

8 comentários:

josé palmeiro disse...

Mesmo a calhar, neste país onde se fecham escolas e se atira os comuns dos mortais, contra os professores. Para reflectir.

Anónimo disse...

Essa de torcer o pepino nunca entendi bem, as eles lá sabem para que é que o querem torcido...
A ideia é boa, e estou plenamente de acordo, que o exemplo é importante mas os valores mais sérios aprendem-se em criança. Só que não se vê nada disso.

Anónimo disse...

Olha, olha, construir escolas...
:)))
Informaram-no em que país ia falar?

cereja disse...

Por acaso escrevi isto de manhã e não fui à procura como deve ser dos textos todos. Mas mesmo agora não consigo links para o Público que traz mais informação, porque o Público mais interessante on line é pago!
Mas pelas vossas reações vejo que apanharam o fundamental...

Farpas disse...

Claro que sim! A maneira como somos educados reflecte-se na nossa vida! Agora vamos no bom caminho? Não, claro que não, os pais empurram os filhos para a escola, para serem educados pelos professores, depois ou vão à escola e retiram o respeito que possa haver do filho para com o professor, ou simplesmente não querem saber,... não está fácil... (claro que eu aqui generalizei, é óbvio que, felizmente ainda há Pais, eu estava a falar era de pais...)

cereja disse...

Joaninha, Farpas, Zé, eu acho que quando se fala em «escola» - e deve ser o que o Victor Hugo dizia - afinal está a pensar-se em modelos. A sociedade mostra determinados modelos, e ensina a viver em sociedade. Se encaramos de um modo ligeiro estes «roubos descarados» como uma coisa normal, é claro que as nossas crianças vão pensar assim e o círculo ( ou espiral) continua. Temos é de quebrar essa cadeia.

saltapocinhas disse...

Eu também ouvi e fiquei apalermada quando ele falou em "escolas".
Mas agora é tudo escola?
Até a corrupção?
Claro que a escola é importante mas a educação começa em casa!
Só o desculpei quando no fim falou em "construir escolas". No sentido figurado, é claro!

cereja disse...

É isso, Saltapocinhas. Neste caso «escola» quer dizer «modelo de pensamento» Mas leva a confusão.