sexta-feira, fevereiro 16, 2007

«O desemprego mais alto dos últimos 20 anos»

É uma constatação do INE, não é uma opinião mal fundamentada da oposição. É o Instituto que nos fornece os números oficiais que o diz: a taxa de desemprego passou para 8,2%, o nível mais alto dos últimos 20 anos .
Diz-se que têm sido criados muitos empregos. Fala-se em números, em 9.000 em dois anos. Pode impressionar à primeira vista, contudo se os olharmos à lupa parece que são os famosos trabalhos de curta duração, que fazem com que um trabalhador se sinta em permanente instabilidade, como os alcatruzes de uma nora – sabe que vai conseguir subsistir durante 3 meses para recomeçar tudo de novo no quarto mês. É a satisfação de curta duração a que parece que nos vamos habituando.

6 comentários:

Anónimo disse...

Só não sabe quem não tem filhos em idade de empregadibilidade, nem padrinhos, nem é quadro da Refer.

Anónimo disse...

josé tem muita razão. Isto parece o maior trunfo do neo-liberalismo, desemprego e precaridade, incutindo a permanente instabilidade e angústia, dividindo os trabalhadores fj

Anónimo disse...

Aplaudo 100% o que disse o FJ!
São diversos braços do neoliberalismo de que o «nosso» primeiro tanto gosta. O desemprego e instabilidade gera tanta aflição e angústia que a malta nem levanta cabelo a ver se escapa... e o que é sinistro é a divisão dos trabalhadores cada um a olhar para o camadada do lado como um concorrente ao seu postio de trabalho. Faz-nos um nó na garganta ver ao que isto chegou!

Anónimo disse...

É da minha memória que me prega partidas ou o eng Sócrates falou em que ia conseguir 150.000 empregos? Afinal onde estão? Criaram 9.000 - a minha matemática diz que faltam 141.000 para o prometido.
(Já nem refiro a «qualidade» desses famosos 9.000 precários como o caraças!)

Anónimo disse...

È dificil comentar o que já não tem mais comentários Somos um país doente que sofre com tanta precaridade e o resultado está nas depressões dos jovens que não aguentam tanta pressão, para conseguir aquilo a que têm direito.Com 24 anos suicidou-se o filho de uma amiga minha, esta terça-feira, bom aluno,que nao conseguiu entrar para medicina veterinaria e foi para Navarra estudar mas deu-se mal e regressou para passados alguns meses terminar com tudo. Quem tem filhos nestas idades , penso que tem uma existencia com pouca paz de espirito. Dai o consumo de tantos antidepressivos no nosso pais e pelos vistos nem todos podem compra-los dada a discrepancia entre o que é receitado e o que é vendido . Dá que pensar para onde caminhamos

cereja disse...

Kati, que história terrível!
Mas tens razão quanto à depressão, há cada vez mais e muita dela está 'oculta' aparentemente a pessoa que a sofre não o demonstra. Eu creio que tem muito a ver com as expectativas com que a pessoa se debate. Dizem que nos países muito, muito, pobres nem há depressão. Talvez por não haver nenhuma expectativa! Mas nós tivemos imensa, foi um sonho enorme o post-abril. O choque com esta actual realidade é brutal!