sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Alimentos «reforçados»

Como já aqui disse muitas vezes vejo pouca TV (não é o meu hobby preferido!) e quando vejo, ao chegar à altura dos reclames tiro-lhe o som e aproveito para fazer qualquer outra coisa.
Mas evidentemente que toda a regra tem excepção e ontem, ou por preguiça ou sei lá porquê, deixei o som ligado no intervalo dos anúncios e dei-me conta da quantidade de produtos alimentares que existem com «reforços». É a margarina que para além da sua função tem também vários «acrecentos» para fazerem bem a isto e aquilo. É o leite que para além de leite, leva também vitaminas e mais cálcio e mais, e mais, e mais… São os sumos que tem menos açúcar como sabem que está na moda, mas levam mais vitaminas, e mais umas coisas de nomes estranhos que fazem bem a imensas carências que nós temos. É o iogurte, que é muito mais do que um iogurte, aquilo até se devia vender nas farmácias tais vantagens tem… São cereais ou chocolates ou outros sabores diversos para se deitar no leite das criancinhas que as vão tornar logo uns pequenos génios. Etc…
O interessante é que quando falamos com dietistas e pessoas que entendem de alimentação, ouvimos que os produtos naturais, tal como nascem naturalmente, trazem tudo o que nós precisamos nas quantidades necessárias. Devemos variar o seu consumo, ter uma alimentação onde entre um pouco de tudo, mas o que se põe no tacho ou na panela chega bem para termos uma boa saúde. E, depois, quando começamos a ler o que é que afinal esses alimentos XPTL levam de tão importante que justifica que sejam bem mais caros do que os «simples», conclui-se que é uma pitadinha insignificante de qualquer coisa que não nos fazia falta nenhuma. E, ainda bem, porque se fosse em doses industriais em vez dessa «pitadinha insignificante» se calhar até nos fazia era mal!
Enfim, é o marketing em todo o seu esplendor. Claro que está no seu papel, e nós, - consumidores - estamos no nosso em levantar barreiras defensivas.


4 comentários:

Anónimo disse...

Como eu gosto do sabor do leite de Vaca! Como eu gosto dos queijos dos Açores! Como eu gosto dos produtos naturais!
O resto é como tu dizes, é a força do marketing, para vender tudo a todos, sem qualidade e cheios de aditivos. Um desastre tão grande como o aquecimento glogal.

Anónimo disse...

Olha que tens razão.
Hoje em dia é uma destas pragas... Não há produto que não tenha «adicionado» uma maravilha qualquer que o torna super!! E claro, super-caro.
Uma das coisas cómicas foi quando me contaram que «frango do campo» é apenas uma marca. Aquilo não quer dizer que sejam frangos alimentados no campo, é marca 'do camo' tal como os «doces da avó» não são feitos pela avó! LOLOL

cereja disse...

Pois é, amigos. os alimentos verdadeiramente NATURAIS não apenas sabem muitíssimo bem, como têm tudo o qie faz falta. Afinal a famosa «dieta mediterrânea» está em alta!

saltapocinhas disse...

E no inicio desta semana veio a DECO dizer que esses leites "especiais", afinal não têm nada de especial a não ser o preço.
Comigo não fazem negócio que eu não alinho nessas coisas...