terça-feira, janeiro 16, 2007

A TVcabo

Tenho, evidentemente, a noção de que muita gente em Portugal ainda só tem acesso aos 4 canais gratuitos da TV. É verdade. Mas também é certo que, por aquilo que posso calcular, é maior ainda a quantidade daqueles que vêm mais do que esses 4 canais, através dos variados serviços de televisão por cabo ou satélite.
Bom, eu sou uma das que usa a netcabo. Fui até a última pessoa a aderir ao serviço aqui no meu prédio. Sei disso porque os promotores do serviço, iam-me telefonando semana sim, semana não, durante bastante tempo e tentavam quebrar a minha resistência usando o argumento – «Oh minha senhora, mas olhe que no seu prédio todos os seus vizinhos já têm, é a senhora a única que não quer... »
Mas enfim, lá concordei em aproveitar uma promoção qualquer e agora já há vários anos que tenho essa coisa ligada, o que também me dá o acesso à netcabo.
Ora, como estamos todos carecas de saber, este é um serviço pago. Os 4 canaizinhos domésticos ainda vá lá, mas a TVcabo já pesa no orçamento. Daí que me irrite um bocado tanta publicidade que tenho de gramar, quando estou a pagar por isso. Mas não é desse ponto que queria falar, embora viesse a talhe de foice este desabafo.
O que me anda a irritar, é que quando assinei aquele contrato, era suposto ter um canal chamado GNT, brasileiro, que apreciava bastante. Tinha umas entrevistas bastante inteligentes, umas piadas agradáveis, e passava um bom bocado entretida com ele. Um belo dia, soube que ia desaparecer. Assim, sem mais…zás, estalaram os dedos e aquilo foi substituído por qualquer coisa que nem sei o que é nem me interessa. Não gostei.
Agora foi a vez da Sic-comédia. A SIC é um canal curioso. A Sic-mãe é fraquita. Raramente a ligo, sou franca. Mas depois tem uns filhotes que a superam: a Sic-notícias, a Sic-mulher, a Sic-comédia, a Sic-radical e nem sei se me está a escapar alguma outra sic... Ora a Sic-comédia repetia muitas coisas, sem dúvida. A gente via uma série e, se não a acabava, isso não constituía problema porque mais tarde ou mais cedo lá voltava ela. Mas era um canal engraçado, cumpria o seu papel de fazer rir, e sempre se ia vendo o Seinfeld, o Frasier, o Jay Leno, o Conan O’Brien, uns com mais graça outros com menos, mas a quilómetros dos Malucos do Riso.
Foi-se. Avisaram, mas não se perguntou nada, deram-nos como um facto consumado. E a gente vai calando e consentindo, encolhendo os ombros como se fosse inevitável, quando a verdade é que era um canal bem disposto, agradável e que faz falta.

9 comentários:

Anónimo disse...

Neste país, é pagar e calar.
Mas a maioria, gosta!

Anónimo disse...

Foi exactamente assim que eu fiquei quando nos tiraram o GNT sic comedia etc.Revoltada mas calei já que se fica impotente.Contudo a sic mulher e a sic radical ainda passam esses programas tais como : Jay Leno ,Conan, Ohpra e vá lá já é alguma coisa. Agora substituirem o GNT pela tvrecord com o Reino de deus á mistura é que não lembrava nao sei a quem...

Anónimo disse...

Emiele, obrigada pela ajuda, sempre fica melhor que anonymous,mas eu sou um pouco lerda nestas tecnologias. Escolhi katikika porque kati, sou eu e kiká era o meu canichinho que já se foi , mas é a minha homenagem..
Gosto de passar por aqui e quando em vez deixar algo, é um blog muito criativo que nos alerta sempre para algo , que nos faz refletir.Obrigada

Anónimo disse...

Olá Katikikika! (é um pouco difícil de dizer, mas olha que ninguém tem um nick assim!!!) Achei-te graça, porque eu que sou 'viciada' no Pópulo penso o mesmo - venho aqui por sistema porque há sempre qualquer coisa interessante.

Quanto ao post, o Zé tem razão, a gente cala e paga, apesar de resmungar. Também tinha visto que alguns programas tinham transbordado para para os outros «manos» da mesma Sic, o GNT é que se foi mesmo...

Anónimo disse...

Também acho graça à Kati com um nick que parece esquimó!
Olha que a Sic-mulher não é nada má! Eu torci o nariz quando ela apareceu ( o meu feminismo assanhou-se) mas dou a mão á palmatória, é um canal interessante!

cereja disse...

Obrigada katikika, és muito simpática apesar do nome esquimó como diz a Gui :D
E pronto, vou estar mais atenta às outras Sics, se vocês dizem que esses programas também passam por lá... Só que eu não sou mulher para ficar até de madrugada a ver TV, ou aquilo é a horas decentes ou nada feito! A noite fez-se para dormir!

Anónimo disse...

Chateia-me muito o fim da GNT! a Marília Gabriela, O Jô Soares, havia programas muito interessantes e que desaparecerem. e como dizes - a gente paga!!!!!

ilha_man disse...

A sumar ao qe disse no post é o facto de na altura do mundial codificarem o canal Raiuno para que a Sport Tv fosse o único canal a transmitir os jogos do Mundial!!

Anónimo disse...

mas Emiéle, ainda tinhas dúvidas que havia por aí negócios de futebol...? És uma ingénua! O GNT era visto por brasileiros e não convinha que na altura do mundial eles tivessem acesso a outra coisa que não a TVSport.