quarta-feira, janeiro 03, 2007

Não é grave fazê-lo, grave é mostrá-lo

Ainda a execução de Saddam:
Quando se pensava que já se tinha visto tudo, quando com a execução medieval de Saddam se tinham dado os tais «passos para a democracia», vem um novo episódio nesta história sinistra.
Veio a saber-se que aquela morte foi ainda pior do que o que ‘oficialmente’ tinha sido mostrado. Para se assemelhar mais às execuções medievais que eram em praça pública com o povo a manifestar-se e a insultar ou defender quem ia ser executado, também esta teve esse público ruidoso e manifestante. Um vídeo amador, mostrou-o.
O que é interessante é que o escândalo é sobretudo por isso ter sido gravado. O governo iraquiano quer saber
saber quem gravou o vídeo que mostra o enforcamento como se isso fosse o principal!
Ou seja não é grave fazer-se, é grave que mostrar-se…
De qualquer modo é estranho como num grupo necessariamente restrito, alguém conseguiu essas imagens sem ser notado.
Muita tinta vai ainda correr.
E sangue...

8 comentários:

Anónimo disse...

Bom, o Saddam ainda teve a sorte de não lhe atirarem com tomates e ovos podres. Menos mal. Quanto ao resto, simplesmente deplorável. O ser humano ao seu melhor nível... E é como dizes, agora é a caça às bruxas... Vergonhoso!

cereja disse...

Mas a história é toda ela esquisita. Se nos concertos e estádios de futebol com milhares de espectadores se proibe as fotos e vídeos (e de alguma forma devem conseguir fazer cumprir essa ordem...) como é que entre meia dúzia de gatos pingados (desculpem-me o trocadilho) não deram conta de que se estava a gravar..?
Mas como sublinhei o que me chocou foi a preocupação com o «quem filmou» e não com «quem permitiu que se fizesse»

Anónimo disse...

São os paradigmas da denominada, "democracia mais avançada do Mundo"

Anónimo disse...

Já agora queria ver o vídeo.
deve andar a passar por ai, na net.
É claro que não me admira.

Anónimo disse...

.Já está tudo dito. Mas é evidente, parece-me, que o tm não entrou clandestinamente. Só que ainda não percebi bem se foi só para ganhar dinheiro, exibição de vitória ou algo de muito mais complicado.Ajudem sff.fj

Anónimo disse...

Bom Joaninha, a mim não me apetece deixá-lo muito á vista mas se quiseres está AQUI

Farpas disse...

Estas coisas... nunca se sabe bem o que se passa, talvez seja um vídeo clandestino, não por não quererem que fosse filmada mas sim porque queria ter controlo (€€) sobre as filmagens feitas... quase que apostava... aliás no vídeo é possível ver flash's de fotografias a serem tiradas já depois do ditador ter sido assassinado...

Anónimo disse...

Desculpem lá mas para mim, visionar a execução do vídeo da execução do Saddam não por favor. Já me bastou quando me enviaram por e-mail a degolação do Daniel Peral. Tive pesadelos vários dias. De certeza que este serviu, mais do que ganhar dinheiro, para alimentar a taradice desses sites islâmicos (e não só) que adoram ter lá as coisas mais macabras. Até porque, se bem lembro das notícias, gritaram várias vezes "Viva Moqtada Al-Sadr!".