segunda-feira, janeiro 15, 2007

Grande…?

Não liguei lá muita à coisa.
Parece que era uma espécie de concurso ou passatempo, que pretendia eleger o «maior português». Ainda se brincou por aqui na blogosfera sobre o caso, e também houve quem promovesse o «pior português». Tudo em brincadeira, porque logo na altura pensamos que a coisa não tinha pés nem cabeça uma vez que ia comparar o incomparável.
Ouvi agora na rádio que o eleito foi…
Salazar!
Devia estar parva porque a verdade é que a primeira reacção foi largar a rir.
Depois reflecti, que mesmo levando em conta que isto é mesmo tonto, reflecte por um lado a mobilização de algumas pessoas, por outro o descontentamento de muitas, e finalmente a desinformação que por aí anda.
Resumindo, culpa nossa.
Culpa dos mais velhos que não informam nem explicam, e não souberam tornar esta terra melhor. Não sabendo comparar com o passado e comparando com os modelos de outras terras avançadas este resultado não é de estranhar.
Que vergonha.


8 comentários:

Isabel Faria disse...

Eh pá, acho que pelo que percebi ontem ainda não está decidido...ficaram dez...entre os quais Salazar. E na RTP1, não disseram o lugar em que estavam...agora começa uma outra votação. Mas que creio que deves guardar este post para uma próxima oportunidade, lá isso não me admira nada.

Anónimo disse...

Comungo inteiramente com as tuas preocupações. Mas, como diz a Isabel, agora destes dez finalistas, é que se vai escolher o melhor.
Já agora, o que é isso de MELHOR?
É mais uma grande fraude, um engano, uma cortina de fumo, para que fins?

Anónimo disse...

Eu ouvi a notícia com um ouvido distraído, e também me pareceu o que dizes, talvez pelo ênfase que o locutor deu às palavars.
Bom, se é «apenas» um dos 10 melhores, é um pouco diferente, contudo revela exactamente o que dizes - má informação e descontentamento.

cereja disse...

Bom, se calhar precipitei-me. Ontem não ouvi nada e o que me deu a ideia do que ouvi esta manhã, enquanto estava a escrever o post anterior, era de que ele tinha mesmo sido eleito...
Mas admirem-se...!

saltapocinhas disse...

A Isabel tem razão.
Há uma lista de 10 do qual será eleito o melhor só para fevereiro.
Mas já é preocupante estar na lista dos "10 mais". Como dizes só prova que os mais velhos ou não falam do passado ou, quando falam "pintam-no" de dourado porque eram novos e só se lembram das coisas boas...
Ao sábado no programa "eixo do mal" estão a eleger o pior português e o Salazar tb lá está, lado a lado com o Mário Soares. Quem souber um bocadinho de história não pode pôr estas duas pessoas no mesmo saco!!

Anónimo disse...

Pois é. Por enquanto é «só» um dos mais. Mas tudo pode acontecer...
Saltapocinhas, não sabia dessa e olha que eu que não sou nem nunca fui Soarista, fico chocada.
Enfim, há liberdade de expressão, e todos podem dizer o que lhes passa pela cabeça, mas olha que...

Farpas disse...

Eu o eixo do mal ainda posso compreender porque é para gozar, mas num concurso " a sério" Salazar estar entre os 10 finalistas como o Maior Português de sempre...

Olhem eu também votei, e o meu voto está entre os finalistas, Aristides de Sousa Mendes, por quem tenho uma grande admiração pela sua coragem, não tanto pelo que fez por Portugal, mas pelo que fez pelo "Mundo".

cereja disse...

Boa, Farpas. Excelente escolha!
Mas eu nem me lembrei de votar porque a dificuldade seria entre personalidades tão, mas tão diferentes que ficaria indecisa.

Claro que o Eixo do Mal é a gozar com tudo, e temos de admitir que se possa mesmo gozar com tudo, mas estou como a Gui, eu que também nunca fui Soarista custa-me pô-lo no mesmo grupo que o Salazar...Slytherin!