sexta-feira, janeiro 05, 2007

Gaspar, Melchior e Baltazar


Atrasados para o 25 mas bem em cima do «seu dia» cá temos os Reis. Com as suas prendas esquisitas e simbólicas (não vou contar de novo a piadinha de como seria diferente se fossem rainhas, estejam descansados!) afinal essa coisa de seguirem as estrelas não é de confiança quanto às datas. É que é cá um destes atrasos…
Mas para nós dá jeito. Se não nunca mais se desmanchava a Árvore, se arrumava a casa como dantes e se dava por findo o período das Festas.
É que tudo o que é demais enjoa…

Quem é servido de uma fatia de bolo?

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu quero!
acabei de almoçar e um bolinho com o café caía bem. Mandas por email?

Anónimo disse...

Eu também quero!!! Regressei hoje à África do Sul e vou ficar sem comer uma fatia de bolo rei :((((( Snifff! Ah, e por mim estás à vontade para passá-los a rainhas, desde que não sejam drag queens! LOL!

cereja disse...

Oh Miguel, essa das Raínhas foi um FW que passou N vezes pela net. É este, tinha-o para aqui:
«O que se teria passado, se, em vez de três Reis Magos, tivessem sido três Rainhas Magas?
Teriam perguntado como chegar ao local e teriam chegado a horas.
Teriam ajudado no parto e deixado o estábulo a brilhar.
Teriam ainda preparado uma panela de comida e teriam trazido ofertas mais práticas.

Mas quais teriam sido os seus comentários ao partirem?
- Viste as sandálias que a Maria usava com aquela túnica?
- O menino não se parece nada com o José!
- Virgem! Pois está bem! Já a conheço desde o colégio!
- Como é que é possível que tenha todos esses animais imundos a viver dentro de casa?
- Disseram-me que o José está desempregado!
- Queres apostar em como não te devolvem a panela?»

Anónimo disse...

LOLLL Emiéle, epa não conhecia... :|

Farpas disse...

Por acaso gosto mais do bolo rainha do que o rei, mas acho que os nomes estão claramente trocados, pelo menos pelos aspectos dos bolos! Hoje à noite vou cantar as Janeiras já não é muito comum de se ver mas nós por cá não deixamos acabar a tradição!

Anónimo disse...

Há que tempos que não deixo aqui um comentário apesar de passar 'religiosamente' por aqui quando começo a trabalhar (quero eu dizer antes de coneçar a trabalhar LOL
E apetecia-me vir lembrar aquilo que de outra forma o Farpas lembrou: É que tal como o Natal coincide com datas mais antigas, mas tudo bem, acho um disparate esse parvoíce de ser politicamente correcto não se festejar o Natal, também os Reis é o início do ano e daí as Janeiras! E é muito, muito antigo esse costume. Desapareceu nas cidades mas no campo ainda se faz e ainda bem.

Anónimo disse...

Há para aí uma data de equívocos.
Pegando no que diz o Zorro, eu lembro-me muito bem dessas tradições, e da forma como eram vividas. Refiro que em 1974, cantei as Janeiras em Moçambique, num grupo em que pontificava um tio da Amélia Muge. Mas quanto aos equívocos o que me parece é que hoje come-se o Bolo Rei, todo o ano, depois é tudo feito à pressa, e se fosse como alguns queriam, nem Natal havia, não, não é pelo Natal em si, não é pela interrupção, é pelo lapso de tempo de reencontro com a família, com os amigos. É no fundo essa noção de tempo que está a desaparecer, em prol da maior produtividade, do consumismo desenfreado e de todas as outras maleitas, que por aí abundam. Vivam os Reis e as Raínhas, (Emiéle, não conhecia, mas está com piada), e vivamos nós, para podermos usufruir do que temos direito.

Anónimo disse...

Não nos podemos esquecer que os ortodoxos festejam o Natal precisamente no dia de Reis. E por cá porque não com bolo rei ou rainha? Quando tiver a dar um dentadinha na minha fatia envio te outra para ti Emiele (em pensamento).

cereja disse...

Obrigada pelos votos, Zé Palmeiro.
De facto agora come-se tudo todo o ano! Faz-me um pouco de confusão... Ainda ontem vi cerejas à venda! Claro que essas coisas fóra de época são caríssimas e depois a malta fica toda frustrada porque as vê e não pode comprar. Civilização...?