Espero que desta vez haja debate
Vem aí uma nova mudança no ensino.
A proposta é que haja um professor único durante os 6 anos de escolaridade, se bem entendo.
É evidente que a passagem do 4º para o 5º ano é uma grande mudança.
E, já agora, da pré-primária para o primeiro ano também.
A proposta poderá ter aspectos positivos assim como negativos. À primeira vista parece que a diversidade de matérias que uma criança deve aprender no 5º e 6º ano necessitaria de professores menos «generalistas», mas também é certo que essas matérias estão já em germe no 3º e 4º ano de escolaridade...
Espero é que ela seja discutida por todos, e não «imposta» sem mais questões como vem sido hábito…
Será que desta vez vai ser possível o debate?
7 comentários:
Gosto, sobretudo, do ar democrático do Sr. Neves.
Assim é que é, primeiro aprovam-se as decisões e só depois se discutem, sem que essa discussão tenha alguma repercursão na decisão tomada.
...nem costumo comentar tão cedo, mas não resisti. (nem tão cedo nem tão tarde... passo por aqui mas calada!)
Alguma vez isto vai ser discutido em público? Acreditas nisso????
Não ponho em causa a bondade da ideia, pode ser boa sim, mas à primeira vista o que se quer é poupar uns cobres no pagamento dos professores....
Para um único professor ter um horário que permitisse ensinar essas matérias com qualidade, quantos alunos teria de ter? Dez? Oito? Cinco?
Ou ebntão esse «tutor» seria afinal um «director de turma» com outro nome, e os seus assistentes e auxiliares seriam os outros professores.
Quando eu era pequenina, a minha escola (privada...) tinha duas professoras, uma ensinava a parte línguas e história, e a outra a matemática e ciências. Foi assim que fiz a 4ª classe. Mas «no meu tempo» o chamado 1º ano do liceu só tinha cinco disciplinas - português, francês ou inglês, matemática, ciências e desenho. A ginástica não dava nota, e mesmo do desenho não tínhamos grande receio. Isto para dizer que passei de 2 professores para uns 4 que eu achava «a sério» e o que mais estranhei foi mesmo o edifício e as aulas serem só uma hora.
Se isto fosse bem debatido pode ser que tivesse alguma vantagem, mas não estou a ver que venha aí grande debate...
Isto tem muito que se lhe diga. como escrevi no post tem duas faces da moeda, aspectos que me parecem positivos, outros negativs e por isso mesmo seria sensato uma discussão alargada sobre o tema.
Está bem colocada a questão. Mas se as coisas continuarem mais ou menos como estão, debate público e os cobres lá se vão poupar, em última análise o objectivo da medida tão ardilosamente já publicitada.fj
Claro que estamos a falar de uma medida que será implementada daqui a muitos anos... para já ainda não se sabe bem como serão formados os professores para esses lugares, já se foi dizendo alguma coisa, que seria à base de mestrados (no mínimo 2 pelos vistos!), mas isso envolve muita coisa... não vai ser uma medida fácil de implantar a curto/médio prazo...
Também penso isso, Farpas, daí a importância de exclarecer e mobilizar as pessoas para analizar e debater. Porque a não ser assim, aparece quem diga logo NÃO sem pensar, só por vir de onde vem, ou a inversa. Isto tem de ser uma medida bem analisada.
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