quinta-feira, janeiro 25, 2007

Afinal «o crime não compensa»?

De certo que não podemos pensar que vem aí a grande barrela, muito pelo contrário. Os sinais que temos infelizmente não vão nesse sentido, mas às vezes os deuses deixam de proteger sempre os mesmos, e abrem uma brechazinha…
Ora cá está uma prova da 'distracção' na protecção dos deuses:
A União Europeia encontrou prova de
entendimentos ilegais entre empresas em detrimento de uma concorrência sã no Mercado Interno , aquilo a que o calão do meio chama «cartel». Coisa feia. E foram APENAS estas - Alstom, Areva, Fuji, Hitachi, Japan AE Power Systems, Mitsubishi Electric, Schneider, Siemens-Alemanha, Siemens-Áustria e Toshiba - dez «pequenas» empresas, que durante 16 anos se aliaram de modo a controlar os preços que chegavam ao consumidor.
Gostava de ter visto estas inspecções às acções deste cartel. Pelo que se conta «as incursões dos inspectores comunitários às instalações das empresas prevaricadoras foram movimentadas, tendo certos quadros das mesmas protagonizado acções tão espectaculares quanto caricatas, como deitar pela janela disquetes e dispositivos USB
Dava uma série de TV gira, CSI-Bruxelas, ou coisa assim.

5 comentários:

Anónimo disse...

Não deve ser como na famosa série, não....
pelo que se lâ nas entrelinhas, alguém «deu com a língua nos dentes» e de calhar tinha interesse nisso.
estas coisas são tão enoveladas que o que vem a lume não deve ser exactamente a verdade verdadinha.

Anónimo disse...

E as petrolíferas?
E outras, outras?

cereja disse...

Claro. Isto não é bem uma história de fadas... mas haver pelo menos num caso esta acusação de «cartel» e eles serem condenados é uma lição.
Sempre sabe bem!

Anónimo disse...

Já vejo porque é que a Joaninha disse que isto hoje estava optimista!
lol
Realmente...

contradicoes disse...

Infelizmente minha cara amiga os cartéis existentes envolvem muitas mais empresas para além destas, lembro-me assim de repente da empresas ligadas à industria farmacêutica, como muito bem diz o comentador José Palmeiro, as petrolíferas, etc. etc. Nós os consumidores é que estamos feitos oh bife, com toda esta cambada de mafiosos, aos quais nada acontece.