quinta-feira, dezembro 21, 2006

Ainda e sempre Darfur


Tenho falado do assunto aqui muitas vezes, mas é um tema que continua muito importante porque não se vê grandes melhorias, muito pelo contrário.
O genocídio de Darfur continua imparável.
E o que dá volta ao estômago é que para além de se fazer o mal («mais de 200 mil pessoas foram mortas e pelo menos 2 milhões, brutalmente forçadas a deixar suas casas») impede-se o socorro às vítimas!
Contam-nos que são as agências humanitárias que estão a ser alvos de ataques, de tal forma que os seus funcionários começam a retirar por não conseguirem trabalhar debaixo destes ataques e roubos dos seus carros e equipamentos de comunicação.

Até quando? O que será preciso para uma intervenção como deve ser da comunidade internacional?

6 comentários:

Anónimo disse...

É verdade, é a vergonha da Humanidade (letra grande??) actualmente!

cereja disse...

Oi, Méri!
Ainda eu estou a escrever e já andas por aqui...
Bom Dia, amiga!
E realmente é certo, uma vergonha para todos...

Anónimo disse...

Já vejo que hoje não sou a primeira a 'assinar o ponto'...
:D
A Méri ou o José Palmeiro, muitas vezes estragam-me o record!
Falando agora de coisas sérias, isto é de facto a vergonha máxima. Ampunidade com que se actual e a impotência das Nações Unidas é um caso para se ficar arrepiado. invadiu-se o Iraque com muito menos razão do que haveria para se agir neste caso.

Anónimo disse...

O que se pode dizer, Emiéle...?!
Há interesses e 'interesses'.

cereja disse...

É um pesadelo. E as pessoas «habituam-se»!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

É arrepiante sim. Esse e muitos outros sobre os quais não se escreve, a não ser em documentos de menor circulação.

Apesar da catástrofe, há algo que temos que ter em consideração. Não há fórmulas mágicas para a resolução de conflitos internacionais. Os países que estão actualmente envolvidos em vários teatros de operações por esse mundo fora estão já extremamente "esticados" quanto ao número de homens envolvidos. Contudo, no caso concreto de Darfur, houve a tentativa de colocação de uma força de interposição da UA que foi rejeitada pelo Sudão. Depois disto mais o quê? Aparecer agora lá os EUA, alguns países europeus e mais quem? A NATO? Para serem acusados de quê?

Mas Darfur é chocante pelas pelo que está a acontecer mas também pelas imagens que correram o mundo. E o resto? A morte silenciosa de tantos?