sexta-feira, novembro 17, 2006

Deixei-me enganar pelo título

Quando li «Europa trava publicidade para crianças» estava já simultaneamente a levantar as mãos para dar palmas e a abrir a boca de espanto. Porque interpretei estas palavras à letra e de forma abrangente.
E vai daí, com a aproximação do Natal, e a enorme vaga de anúncios claramente dirigida ao consumismo dos mais pequeninos, estava já a ver um filme lindíssimo que propunha o controlo de todos esses excessos.
Bom. Já estou menos excitada. Embora seja de aplaudir, esta medida refere-se apenas aos produtos alimentares que está comprovado não fazerem bem ( apesar de saberem bem!) As baterias foram dirigidas para os alimentos muito calóricos, creio que contra as batatas fritas, os sumos sintéticos, os doces, etc.
O.K.
Concordo com a decisão, e parece ser um bom passo se for cumprido. E já agora se tomassem balanço e avançassem para o outro campo, esse do tal consumismo infantil? Eu sei que há países – sempre os nórdicos, neste caso – que têm medidas dessas. Era um bom exemplo.

7 comentários:

Anónimo disse...

Pois é. Na Suécia não há publicidade que se possa considerar dirigida às crianças. Mas nós, agora nesta época que se aproxima é uma autêntica «lavagem ao cérebro»! pobres putos e sobretudo pobres pais!

josé palmeiro disse...

A tua vontade de que fosse diferente, levou-te ao engano, parcial. Eu também gostava, mas agora fico atento a ver se, ao menos, é cumprido o que foi aprovado.
Quanto ao resto, talvez daqui a 10 anos, pois não foi "orçamentado".

Anónimo disse...

É mais difícil parar o rio a meio do seu percurso do que na nascente. Provavelmente a tendência para a obesidade estará relacionada com o consumo de alimentos geneticamente modificados. Assim sendo, não há como começar pelos rebuçados infantis, sejam eles pizzas, chocolates ou chupa-chupas. Impingidos ou não pela publicidade, facilitados pelas prateleiras agressivas dos supermercados.
Deviam era cortar na produção dos alimentos, fiscalizar os seus venenos, limitar os aditivos que os tornam adictivos.
[Inês]

Farpas disse...

"Provavelmente a tendência para a obesidade estará relacionada com o consumo de alimentos geneticamente modificados."

oi??!! Como é?? Desculpa lá Inês mas isso é uma coisa que não faz sentido nenhum... Sem mais comentários!

Anónimo disse...

Inês, não sei bem se és a Inês que eu penso... Se tens blog na weblog clica no other escreves o nick em 'name' e o endereço em 'your web page' e fica em azul e direccionado para o blog; se não tiveres, podes escrever simplesmente o nick em 'name'e aparece apesar de vir em preto

Como resposta em geral, também acho que é um pequeno passo, mas um passo. Nisto como em tudo, as crianças educam-se ou.... deseducam-se!

Anónimo disse...

Obrigada, Emiéle. Queria eu dizer, Farpas, que os transgénicos fabricam tendências obesas. Vais dizer mas que grande burrice ...

Farpas disse...

Olha Inês acho que não vou dizer nada disso, apenas digo que não concordo com nenhuma das afirmações que fazes. Devemos estar em lados diferentes da luta (lol) por isso ficará para outra ocasião mais oportuna!