sexta-feira, agosto 22, 2008

Medalhas


Ontem Portugal fez as pazes com os seus atletas nos Jogos.
Os milhões de desportistas de sofá que somos nós, muito despachados em dar opiniões e sentenças sobre tudo, perante resultados piores do que se estava à espera (esquecendo que os Jogos Olímpicos são mundiais, onde se reúne o melhor do melhor de todos os países!) viraram o disco.
Até ontem não se estava a levar em conta o esforço feito. Nem mesmo aquilo que aqui lembrou o Farpas num comentário quando falei da Vanessa Fernandes, que alguns dos atletas portugueses censurados por não atingirem marcas que os qualificassem, tinham contudo batido os seus próprios recordes. Isso passava em branca nuvem, só interessava os resultados da competição.
Claro que alguns atletas desiludiram, mas os mais desiludidos e infelizes eram eles próprios, como se calcula. Ouvi ontem entrevistarem umas concorrentes da modalidade «marcha»: duas tinham sido apuradas e estavam naturalmente radiantes mas outra não tinha conseguido. A sua cara era de cortar o coração! Dizia «não sei, não sei… no quilómetro tal comecei a morrer. Ouvia a voz da Rosa Mota a gritar, ‘vai, vai, tu consegues’ e eu sentia que ia morrendo, que morria…» Comovente. Não sei se a frase é vulgar quando não se consegue correr tanto, mas ali parecia perfeitamente real.

Mas ontem, Nelson Évora ganhou a quarta Medalha de Ouro de Portugal.
Desde que competimos esta foi a 4ª vez que se conseguiu uma tal proeza.
Dado a falta de meios – ou pelo menos mal distribuídos – e as dificuldades com que os nossos desportistas têm de lutar, estas medalhas são bem mais do que Ouro, são de platina, ou diamantes, ou qualquer material super-precioso.
Vale muito mais do que se pode imaginar olhando para ela.

10 comentários:

Anónimo disse...

O link para o Camandro quase não se vê. Põe isso mais forte. Julguei que o Farpas também ia dizer qualquer coisa, gosto muito dele.

De resto, claro que só posso estqar de acordo contigo. Com as dificuldades que há, muito faz esta gente. Não sei como é que são os subsídios, mas lá que a coisa anda mal distribuída, parece certo!
O Carlos Lopes, a Rosa Mota foram uma pedrada no charco!!! A gente rebentava de orgulho... Depois nem me lembro bem da 3ª medalha, creio que a Fernanda Ribeiro.
Mas claro que estas medalhas valem imenso.

Anónimo disse...

Também fiquei impressionada com algumas frases de quem perdia. Uns, nem por isso. Mantinham uma atitude um tanto fechada, mas assistia a algumas derrotas quew até apetecia chorar por eles.

Mas ontem foi uma alegria!!!

cereja disse...

É que muitas vezes as pessoas esquecem-se de que estamos a competir com a nata, os melhores dos melhores...!

Anónimo disse...

Só me faz espécie, como é que se consegue ir mais longe sempre...
Mas o corpo humano não tem limites, poça!????

E nestes casos não há com certeza doping. Como é possível aqueles voos...

Farpas disse...

@king:Tenho o post em rascunho ;) fiquei sem net ontem e não consegui publicar! ;)

Vendo bem para mim houve 3 desilusões, Naide Gomes, Telma Monteiro e o Francisco Obicoelho (para ser mais fácil de escrever em português!) são atletas que têm bolsas de competição elevadíssimas e que chegavam a estes JO com muito boas possibilidades de trazer uma medalha, nem que fosse a de bronze. Porque de resto (desculpas à parte) não se poderia esperar muito mais!

Não nos podemos esquecer que o desporto rei em Portugal é o Futebol e esses nem sequer foram apurados, e não vejo ninguém a lembrar isso!! Toda a gente se espanta com os jamaicanos porque é um país com cerca de 3 milhões de habitantes e tem tantos velocistas medalhados, mas é preciso fazer notar que o atletismo é O desporto na jamaica, enche estádios como aqui em Portugal o futebol não consegue!

josé palmeiro disse...

Acertadas palavras, quer dos que estão por dentro da coisa, como dos outros, que menos avisados, opinam.
As desilusões de que fala o Farpas, são reais, no plano competitivo, faltou-lhes, isto para mim, verdade.
1º - o Obicoelho, como ele lhe chama, atleta do Sporting, que tem o melhor treinados do MUNDO, o Sr. Atletismo, chamado Moniz Pereira, foi treinar para Espanha, por razões, de falta de condições, para o fazer por cá. A Telma, esteve lesionada, meses antes da partida para os Jogos, duvido que tenha recuperado totalmente, senão fisicamente, pelo menos psicologicamente, a Naíde, bem a essa, aconteceu, Desporto, e como não é robot, é ser humano, depois de ouvir as excelsas palavras e de ver o que os dirigentes tinham feito a quem tinha falhado, refiro-me ao Fortes, que recambiaram para Portugal, porque estava a criar um mau ambiente, no seio da equipe, quando teve o azar de falhar os dois primeiros saltos de qualificação o terceiro, saíu como vimos.Mas o seu valor, está intocável e vamos certamente, vê-la competir e arrecadar vitórias, como já nos habituou.
Dói-me, é ver, atletas como o Sérgio Paulinho, depois de andar a receber, como recebeu, durante quatro anos, par ir e defender a madalha que tinha ganho nos jogos anteriores, faltar com aquela desculpa esfarrapada, sem eu ver alguém, sair da casca e ir pedir o dinheiro que recebeu, sem que o justificasse, estando presente e dando o melhor de si.
Fazendo um paralelo, pergunto:
- Serão os atletas dos EUA, masculinos e Femininos, das estafetas, punidos com a Pena de Morte, pelo desaire que protogonizaram?
Desculpem, mas tenho que dar um aceno especial ao comentário da Mary.

Rita Inácio disse...

As medalhas não são tudo! Mas para os portugueses parece que é a única coisa importante!
Tivemos muito boas classificações 4º e penso que 2 oitavos Lugares na Vela, 6 ou 7ª Lugar no Judo, 8ª Na marcha feminina, 11º na Marcha Masculina, records pessoais batidos (até mesmo o Nelson Évora teve que bater a sua melhor marca do ano), records nacinais e ibéricos batidos pelos nosso Campeões.
Afinal é o que eles são! Campeões! POrque fizeram o máximo que podiam para chegar ao seu melhor. E se compararmos as bolsas com os outros países, enfim! Francisco ObiCoelho (palavras do Farpas) 1250€ e Marcos Freitas (o rapaz do ténis de mesa) 500€ por mês.
Ontem ouvi duas coisas que me parece que foram esquecidas pelos Portugueses. 1) Segundo Aurora Cunha apenas 5% da população portuguesa pratica desporto, ou seja, não temos hábito de se praticar desporto, não apoiamos os nossos atletas, afinal durante os jogos olimpicos foram os campeonatos do mundo (penso) do duatlo (atletismo e ciclismo) e ganhamos uma medalha de bronze, mas pouco se ouviu, e nem acredito que 50% da população saiba do feito.E isto mostra o canto deixamos muitos dos feitos dos atletas serem esquecidos.
2) Miguel Maia que protagonizou dois 4º Lugares no Volei Praia com João BRenha, nos Ultimos Jogos Olímpicos, deu ontem os parabéns a todos os atletas, porque ele também gostava de lá estar, mas não conseguiu. E isto é importante, porque aos Jogos Olímpicos são vão os melhores, os que conseguiram pelo menos os mínimos, e para que os nossos lá estejam, muitos tiveram que ficar pelo caminho. Por isso, os parabéns são para todos os atletas (sem excepções), porque pelo facto de lá estarem já são uns verdadeiros campeões.

Rita Inácio disse...

ERRATA
Onde diz canto é quanto!

Farpas disse...

Ainda bem que vejo alguns comentários semelhantes à minha avaliação! Já estava a pensar que nós eramos os melhores do mundo no atletismo e que tinhamos perdido tudo! Focam aqui dois aspectos bastante importantes, o número de recordes nacionais e pessoais batidos por atletas portugueses nestes JO e as condições que estes têm para trabalhar. O Sergio Paulinho a mim ninguém me tira da cabeça que foi a equipa que não o deixou participar com medo que ele pudesse ter complicações respiratórias (tem asma) devido à poluição, o Rui Silva foi realmente azar não ter participado (e estes foram os dois atletas que receberam mais dinheiro de bolsa).

Quando falo em desilusões falo obviamente no que se esperava deles, claro que estamos a falar de Humanos e milhares de coisas podem acontecer... mas não nos podemos esquecer que para alguns deles a sua profissão é "Atleta de alta competição", desses esperamos sempre mais, e esses têm direito a todas as entrevistas, outros como o António Pereira que bateu o recorde nacional na Marcha e ainda ficou em 11º têm uma profissão diferente e correm por gosto (por isso não se cansa :D), ele por exemplo é eletricista da construção civil... trabalha 8 horas por dia, merece mais do que um quadrado de 8x8cm num cantinho de um jornal!

cereja disse...

Venho só dizer ( um tanto a correr) que estou orgulhosa dos meus comentadores/leitores, que deixaram opiniões tão equilibradas.
Afinal, quando há bom senso, as coisas vêm-se com as cores que têm e não a preto e branco.
É certo que somo smuito exaltados e fervemos em pouca água, mas o que vocês disseram foi melhor do que o post que eu escrevi. Há casos e casos. Houve desilusões mas como disse o Farpas não consta que os grandes países com muitas expectativas metam os 'perdedores' na cadeia...
E, as condições aqui são o que se sabe, como lembrou o Palmeiro, quando há atletas que vão treinar para outros países!...