segunda-feira, junho 02, 2008

Vendaval num copo de água

Está uma pessoa uns dias posta em sossego sem passar pela blogosfera (quando muito ir abrir o correio para ver emails e aí notar se tinha comentários no Pópulo e mais nada) e, quando se dispõe a visitar a malta do costume, vê que vai por aí um pé de vento de todo o tamanho.

Comecei por blogs onde vou com frequência e...(?!)
«Confesso, eu sou um terrorista» alarma-me o Farpas,
, «O vídeo secreto que preparou a reportagem da SIC e as corajosas denúncias de Moita Flores» anuncia o 5 dias, «Seus Bloggers!» insulta a Mar, «Por mim, confesso» reconhece a Isabel, «Os perigos da internet e os da ignorância de Moita Flores» explica-nos o Shark, a «Blogosfera é caso de Polícia» acusa-se no Arrastão, «Blogues? Enfim… O Drama, O Horror… como diria o Albarran» assusta-nos o Paulo Querido, «Dúvidas Existenciais» questiona de novo o 5 dias, «A televisão e os jornais parecem ter sido inventadas para servir as piores características de Miguel Sousa Tavares» esclarece Paulo Querido, Qual Irmãos Metralha! pensa a M&M, Este blogue avisa que só traficamos armas ao sábado e domingo avisa o Zero de Conduta... e por aí fóra...
Mas o que foi isto???
Fui ver ao pé e a coisa era tão caricata que nem valia a pena prestar atenção, não fosse ter-se dado a palavra aos chamados «opinion-makers» ou lá o que é. Pff...
A SIC fez uma peça
sobre os perigos da Internet, foi entrevistar o Pacheco Pereira, o Miguel Sousa Tavares, e mais uns senhores, e fez uma mesa redonda com o ex-bastonário Rogério Alves, Moita Flores e José Gameiro.
Fez impressão a ignorância destes comentadores sobre o que estavam a opinar. Misturar-se no mesmo saco tudo e mais alguma coisa, desde as cenas do Youtube, a Fws, à escrita num blog. OK, mas a verdade é que também este formato é habitual, uma pessoa é convidada a ir à TV e nem quer saber sobre o que vai falar, chega lá e fala, pronto!
Moita Flores diz coisas maravilhosas tais como que é através de blogs que se faz «tráfico armas, se organiza ataques terroristas e se faz branqueamento de capitais». (????) Saberá ele o que é um blog? Depois às tantas já se falava no Hi5, em informações falsas que circulam, devassas da vida privada, que sem dúvida existe, com ou sem blogs. Quem tenha a paciência de ler alguns comentários a artigos do Público, Correio da Manhã, Portugal Diário encontra decerto enormidades também totalmente anónimas e que dão muito menos trabalho do que a montagem de um blog. Depois é só enviar aquilo por FW para uma grande lista de endereços e a coisa está lançada.
Então a perversidade está nos blogs?!
Atinem criaturas…


(lápis azul?!)


15 comentários:

Teresa disse...

Olá Emiele,

Passei pelo sharkinho, vi o teu comentário, e percebi que alguma coisa se tinha passado... ainda não cheguei lá, que estou a descer, mas mesmo imobilizada continuas em grande forma... excelente post.

cereja disse...

Bom Dia!
Pois foi Teresa, já deves ter chegado lá abaixo e à ***** do meu menisco, mas com o meu silêncio no teu blog dava para ver que não andava bem. Ali o Cabra é um dos meus 'obrigatórios'!!!

Teresa disse...

Realmente achei que alguma coisa se estava a passar, mas como também andei arredada do blog e depois comecei a fazer contratações - a cabra virou rebanho... - perdi-me um bocado... fiquei sem tempo para dar umas voltas por aqui...
Está tudo bem contigo agora? deve estar que força não te falta...

cereja disse...

Huuummm...
'Brigada, mas isto vai mais devagar do que eu gostava!
Tinha visto que já andava por ali mais malta a pastar. Tenho de lá ir com tempo, para saborear bem tudo; se foram convidados por ti devem ser bons de certeza!

Anónimo disse...

A internet como fonte de todos os males já se sabia e como fonte de todos os bens...também.Agora os blogs em si acredito que mais cedo e não mais tarde vão ter" "controle".Anda no ar (e não só) há muito tempo.È aproveitar enquanto ainda são fonte de prazer para alguns e fonte de entreajuda também para quem tem feito fundações internacionais para jovens, fundado lobbies etc.Tudo começado em blogs.AB

Anónimo disse...

Aquilo realmente foi uma parvoíce completa. Ainda o tipo que menos asneou (o que menos falou também ) foi o psiquiatra. Mas se não sabem, para que falam??? É o gosto de estar no pequeno ecrã, a glória!

De resto, claro que a net é uma arma. Como todas as tecnologias. Afinal os telemóveis também servem para atentados terroristas, mas experimentem acabar com eles..?!
Quanto a blogs, são tantos, mas tantos que decerto há de tudo, mas a generalização que ali fizeram é completamente tonta.

Anónimo disse...

Primeiro - boa! essa de nos levares aos bastidores do blog, é bem giro! Então é assim que são as traseiras do Pópulo?
Segundo - evidente que a net pode ser usada para o mal e para o bem. E depois? Como aqui disse o King sobre os telemóveis e tu disseste lá no Farpas sobre a imprensa, TUDO pode ser uma arma. A questão é quem lá mexe, e as motivações. Essa embirração com os blogs até daria para rir, e baseia-se também na confusão entre site e blog. Não é o mesmo mas muita gente acha que é.

cereja disse...

Sabem, King e Mary, o tema do anonimato dos blogs é realmente delicado. Por mim, não via nenhum inconveniente em que na altura em que nos ligássemos ao servidor escolhido, nos identificássemos perante ele. Assim como quem abre uma conta num Banco, ele sabe quem nós somos, mas guarda segredo e só perante mandatos muito fundamentados é que 'abre o jogo'. Contudo, é um falso problema em muitos casos. Como disse no post, para fazer circular uma calúnia qualquer não é preciso nenhum blog, basta ter-se um email que pode abrir-se com um nome inventado, escrever aquilo que se quer difundir e ter uma lista de endereços. Um FW nessas condições, com pedido de difusão, em pouco tempo apanha milhares de pessoas. Muito mais do que quem passa por um blog solitário.

josé palmeiro disse...

Tens razão Emiéle!
Quando o medo ataca, as "vozes", levantam-se e ouvem-se esses desabafos, de quem vê o chão a fugir debaixo dos pés, os privilégios em causa e, vá de denegrir em tudo o aque mexe. Cá por mim, estou numa idade em que me dá gozo assumir, sem qualquer receio, a minha verdadeira identidade, até porque, tudo se sabe e a mentira apanha-se mais depressa do que um coxo, não é. Emiéle?
Mas gostei da tua intervenção, é o que faz, ter tempo. A mim, falta-me, mas darei uma vista de olhos, nos link(S) que deixás-te, para ver se me inteiro mais, do assunto, apesar do desprezo que lhe voto, não ao assunto mas aos "feitores de opinião".

cereja disse...

Pois é, um luxo, Zé - tenho para aqui tempo para dar e vender.
Olha, uma ideia!!!!! Alguém quer comprar?!
(mas também, o cómico, é que agora que «tenho tempo» para isto, não me dá para estar aqui na net, como quando o não tenho! lol!)

Quanto ao anonimato ou não, é uma questão pateta, porque acredito que a enorme maioria dos bloggers se assinasse mesmo, seria reconhecido apenas pelos seus amigos e pronto! Qual o problema? Agora, se assinarmos apenas com o nome próprio ou uma alcunha qualquer temos realmente mais à vontade para nos expormos. (A Isabel quando estava no Afixe falava sobre si mesma com certeza sem pensar duas vezes, agora já não sei)

saltapocinhas disse...

não li, não vi, não ouvi, não sabia de nada!!!

vou ter de me informar! (será que vale a pena?)

cereja disse...

Nã, nã!!!
Tens mais que fazer com certeza!
Eu só falei nisto porque me chamou a atenção...
Não ligues!

Alex. disse...

Estou muuuuuiiiitttoooooo caaaaannnnnssssssada, tenho muuuuuiiiitttoooooo ssssssono ( na minha casa ouve-se o Rock In Rio quando o vento está de feição e o vento esteve 3 noites de feição (ontem, às 3AM estava na cama com o Rod Steward a cantar-me ao ouvido - não quis acreditar... Liguei a SIC e...pois era!).
Passei por cá para te mandar beijinhos e saber se TENS ESTADO QUIETA (?) ou já estás a treinar para o europeu?
Quanto aos Blogs, é verdade, são perigosissimos, até mais do que os antigos ajuntamentos de mais de duas pessoas... Bora Blogar bué?
(mas tudo tem uma explicação: o Moita Flores deu aulas, e não só, na Moderna...Tráficos e terrorismos? Traumas da vida de um mestre...)
Té manhã

cereja disse...

Que esperta Alex! Mesmo cansadinha e tudo, esses neurónios brilham!
Claro que o Prof Moita Flores (Moderna, foi?) devia puxar a brasa à sardinha que melhor lhe sabia!
Na mouche, menina!

eMe-a-eMe disse...

bons malandros é o que eu digo, crónicas dos bons malandros nos nossos blogs.
coitadinhos de nós, lá fazemos mal a alguma mosca???
estava bem o mundo : )