sexta-feira, junho 06, 2008

O segredo é a moderação

Já se sabia que podia fazer bem a várias coisas, agora a última, é à artrite!!!
Então «é assim» : quem tomar o equivalente a cinco taças de vinho por semana reduz para metade a hipótese de desenvolver artrite reumatóide.
Já se sabia que o vinho fazia bem a várias coisas, doenças cardiovasculares por exemplo. Esta questão da artrite agora é mais uma.
Mas, atenção, também avisam que «o consumo excessivo de álcool pode acarretar uma outra gama de problemas de saúde». Pois é. Aqui fala-se de vinho e a dose aconselhada não dá para que o balão acuse, parece-me.
E… (vejam que raio de ideia!) o óleo de fígado de bacalhau também entra nesta dança. Ele, por seu lado, «reduz uso de analgésicos em casos de artrite».

Enfim, começa-se o jantar com uma colherada de óleo de fígado de bacalhau, depois lava-se a boca com um copinho de tinto, e não há artrite que resista!


14 comentários:

Anónimo disse...

De vez em quando voltas à carga...o vinho dá-te para aí uns engulhos, sejam eles de natureza laboral,(despedir um bebedo é despedir um doente) quer seja a beneficio das articulações...mas a universidade de Karolinskaia é aonde, para beber vinho à taça?Oh camarada, venha daí um "penalti"?Ou então aquela coisa antiquissima e horrivel, que essa sim ,se bebia à taça, em alturas de transição da adolescencia para se dar ares"traga-me aí uma taça de Magos" ?Èmiele deixa lá a artrite e vai-te a um bom Chardonnay, num bom copo, de bom vidro, e depois diz-me se a alma se não eleva...AB

Anónimo disse...

Quanto ao óleo de figado de bacalhau qd. era miuda trocava o meu copo de leite no colégio pela colher de oleo de figado de bacalhau do coleguinha do lado o que contas feitas dava por dia duas colheres de óleo e nenhum copo de leite...portanto devo estar mais do que vacinada contra os maleficios dos anti inflamatórios que por acaso tb.quási não uso...haja alguma coisinha que se safe!!!AB

Anónimo disse...

Mas voltando à droga do artigo:o prazer será todo ele moderação e os óleos de fígado de bacalhau deste mundo não tem restricões que se "aconselhem"?AB

cereja disse...

Acentuei nessa de ser Vinho e ser pouco, porque o estudo é sueco e sempre pensei que os nórdicos bebem coisas bem mais fortes e sem grande moderação.
E mesmo por cá, como se sabe e não é só pelos acidentes de trânsito, o excesso é coisinha que não se aconselha - é sabido. Conheço demasiados casos tristes.

Mas se se provar que até vai olear as articulações, porque não...?
( que diz à taça - que é o que dizia lá - diz ao copo, né?!)

cereja disse...

Bolas! Escreveste os dois últimos tão depressa que só quando respondi ao primeiro vi que havia mais...!
Quanto ao dito 'óleo' o que o artigo diz é «10 gramas» por dia. Não sei quanto seja...

cereja disse...

E já agora fica-se a pensar com a tua observação: se se exagerar no consumo do óleo de fígado de bacalhau, o que pode acontecer...?
Oh dúvida!

Anónimo disse...

Mau humor matinal de certeza.AB

cereja disse...

Qual de nós?
[Ontem «andei» tanto que hoje doi-me a barriga da perna :))) É que a porcaria dos músculos atrofiam mesmo se não os usamos como deve ser.]

Anónimo disse...

Oh Emiéle, aconselha-se a moderação também ao andar, quando se recomeça!
Olha que tu!

Anónimo disse...

Olhem a conversa que por aqui vai.
Bem se diz que o vinho solta as línguas...
Pelos vistos a Emiele, oito dias depois começa a dar os primeiros passos. Mas realmente não exageres.

AB, olha que tu!!! Trocares um copo de leite por óleo de fígado de bacalhau!!!!! :)))

josé palmeiro disse...

Tem graça.
Se há coisas que eu não tenho é a dita artrite e não sabia porquê, até hoje.
AB, deve ser por sermos alentejanos, mas eu era doido por "óleo de fígado de bacalhau", não trocava, porque bebia em casa, mas deitava na sopa para durar mais. Quanto ao vinho, não digo nada e depois com a tua ideia de o beber assim, BOM e em BONS COPOS, de BOM VIDRO, empresta-lhe um BEBER diferente, sem qualquer dúvida.
Emiéle, tu já andas? Toma bem conta de ti, com peso e medida para uma recuperação total.

méri disse...

Ah! pois! não ligas aos conselhos que te dão e depois doi-te a barriga da perna!!!Lá vai mais um: faz flexões com os pés quando estás sentada, ou seja com o calcanhar no chão puxa os dedos para cima, com a ponta dos dedos no chão levanta o calcanhar - quem passa muitas horas sentado devia fazer isto várias vezes.
:)))

cereja disse...

'Brigadíssima, Méri.
(Conselhos destes gosto muito; e vou já aplicar!!!)

Zé, ando com as canadianas. Ontem tiraram os pontos e parece que está com bom aspecto, mas...
Eu realmente sou uma exagerada :D
Quanto a essa do óleo de fígado de bacalhau, deve ser o gene alentejano que não sei de mais ninguém com essa mania!!! lol!

Anónimo disse...

O boneco está mesmo apetitoso.
Meteram-se contigo por causa da moderação, mas olha que tens razão. Ele só é terapêutico (?????) em doses razoáveis, se não vêm as cirroses e essas coisas todas!