quinta-feira, dezembro 20, 2007

A Navalha de Occam




A ideia de que a explicação mais simples seja a verdadeira, não entra na minha cabeça!
Sobretudo quando se trata de informática, um bicho assustador, que eu olho um tanto pelo canto do olho. Imagino sempre que se há alguma coisa mal, deve ser coisa complicada! E não há meio de aprender!

No meu antigo emprego, tinha uma impressora ‘acoplada’ ao pc. Não é costume, frequentemente é uma impressora para meia dúzia de computadores, mas por motivos diversos, eu tinha o luxo de ter uma. E acontecia-me chegar de manhã, ligava tudo, estava tudo normal mas quando mandava imprimir alguma coisa, a parva não me obedecia. Dava voltas àquilo, chegava a re-instalar a traquitana, mas ela nada!
Trabalhava na mesma sala com um colega que, nas calmas, me aconselhava: - vê se está ligada ao pc. Nem tal me ocorria! Pois se eu não a tinha desligado, e na véspera estava bem. Mas era. A senhora das limpezas, com excesso de energia, frequentemente tirava a ficha do sítio nem sei se para limpar os buraquinhos por dentro, com uma cotonete! Mais para diante, habituei-me e antes de mais nada ia ver se aquilo estava ligado.

Há dois dias voltei a não pensar na solução mais simples.
Ao chegar a casa não tinha net. Primeira ideia foi que fosse uma pane da netcabo, coisa que costuma acontecer, mas as luzinhas do modem estavam todas ligadas e o que dizia é que não havia contacto. Também andei para aqui a desligar e ligar tudo, perguntei ao meu filho se tinha mexido nalguma coisa, mas ele apenas tinha tirado o rato porque foi trabalhar com o portátil e não se ajeita ao rato interno.
As voltas que dei, nem aqui vou contar, mas podem imaginar… Não queria ligar para a netcabo, porque tudo indicava que o problema não era deles e sim daqui.
Depois de ter verificado tudo pela 10ª vez ligo para um amigo a pedir ajuda. Ele lá vai dizendo umas coisas que eu já tinha feito. - E a ligação do modem para o pc está bem? – Está. Está no sítio. – Mas, olha, tira-a para fora e vê o que diz. Obedeci. – Agora é que diz que não há rede! – OK, coloca outra vez no mesmo sítio. Bingo!!!! Ligou!
A minha análise posterior é que quando retirou o rato da ficha, o meu filho deve ter dado ‘um toque’ na entrada do fio. Não o suficiente para desligar completamente, mas chegou para cortar a ligação. E daí para a frente, estava tudo ensarilhado.
Ora o mais fácil, que era desligar por completo e recomeçar, isso não me ocorreu – preferi soluções muito mais difíceis e complicadas.
Mas se calhar é preciso saber-se para encontrar a simplicidade.


7 comentários:

Anónimo disse...

O exemplo é óptimo, e pode transpor-se para muita coisa.
Também sinto que muitas vezes imagino as soluções mais complicadas e só no fim verifico que a outra (simples) estava mesmo à frente dos olhos.

Anónimo disse...

Adorei imaginar a tua «super mulher de limpezas» a limpar os buraquinhos da ficha com uma cotonete....
:)))

Anónimo disse...

Então vamos começar a pensar numa solução simples tipo "desligar" o Governo!Ideiazinha estimulante para o próximo ano ...(e sem mulher-a-dias nem cottonete).AB

Anónimo disse...

É muito verdadeira a tua última frase: Mesmo quem sabe bastante é que consegue ver a simplicidade. Nem mais.

Anónimo disse...

Bem, como cliquei logo, faltou-me a apreciar «a história»
É que tu nem me fales em mulheres-da-limpeza!!! Apesar de serem necessárias, raramente primam pela inteligência, e a maioria das vezes a palavra escrita (para não falar nessas coisas esquisitas que são pcs e informática) tem um eco estranho na sua cabeça, pelo que limpam onde não devem e não limpam onde devem e muitas vezes «arrumam» coisas onde nem devem tocar!
Quem não passou por experiências dessas????

josé palmeiro disse...

Lembraste-me logo uma coisa. Aqui por casa, vem a mulher da limpeza às terças-feiras. Faz o seu trabalho e vai embora. Há duas semanas que acontece um fenómeno cá por casa. Eu estou entretido ou por aqui ou noutros afazeres e chega a minha mulher ou o meu filho, que não é nada prático nestas coisas, a informar-me que a televisão o DVD e o vídeo, não trabalham, está tudo avariado, é o que me transmitem. Pois bem basta ir e verificar as ligações que, já se sabe, estavam desligadas ou quase.
Mais uma vez, a acção directa proposta pela AB, colhem o meu vota favorável.

Anónimo disse...

Vocês são uns antipáticos. Essas senhoras escrupulosas, se desligam os aparelhos todos (ai, ai, cá por casa já desisti de chamar a atenção!) é para seguir as regras de poupança de energia, que todos devíamos seguir...Então não sabem que a luzinha que mostra que o parelho está ligado também consome? Se nós já ouvimos isso, elas também e, pressurosas, apressam-se a passar à prática e fazem-no mesmo durante o dia!...