quarta-feira, dezembro 26, 2007

Coisita pouca….


Para a Ceia de Natal ia fazer «sonhos» mas às tantas estava com dúvidas e descobri que afinal não tinha a receita no meu caderno de receitas.
Como sempre nestes momentos de dúvidas, recorri ao São Google. Procurei a receita de «sonhos» e cá vem ela
Levava apenas um quilo de farinha e 30 ovos (!!!!!!!!). Para a cova de um dente, está visto…
Bem, ainda procurei um pouco mais, e vá lá, dei com uma outra um pouco mais para as minhas necessidades.
Mas continuo com a convicção de que a que costumava fazer ainda não era esta. Ou, como aqui diz que é receita para 8 pessoas, o que se calhar acontecia é que a minha versão era ainda mais reduzida que a família é pequena.
Seja como for, acabei por onde devia ter começado, telefonando a uma velha e querida amiga que sabe tudo e lá me desenrascou!
E ficaram excelentes!!!

11 comentários:

Divinius disse...

ESCUTA O SOM MAIS PURO DA TUA VOZ...

Boas festas:)

cereja disse...

?????????????
Obrigada Netmito.

Anónimo disse...

Fui também ver quem era o Netmito, mas fiquei na mesma - é um homem virtual?? Um mito da net? Tem tantos blogs que uma pessoa perde-se.

O caso que contas, é cómico mas a gente sabe como é. As receitas «dantes» levam sempre uma quantidade desmesurada de produtos. ou havia muito mis dinheiro ou muito maus tempo, ou... as duas coisas.
Realmente 30 ovos e um quilo de farinha, era obra! Hoje só se fosse para vender para fóra!

Anónimo disse...

Tanta gralha... Perdi o hábito (num dia só???) e sou idiota e continua a não rever o que escrevo! Mas o mais grave foi ter escrito «maus» em vez de «mais», isso sim, altera em absoluto o sentido!!
Queria escrever «ou havia muito mais dinheiro ou muito mais tempo», é evidente!

Anónimo disse...

Trinta ovos!!!!!
Ai na pilha devem estar uns tantos mais, mas olha que 30 é uma grande gemada!

josé palmeiro disse...

Essa receita que referes e eu fui ver, é um exagero. Deve ser do dono de um aviário, com excesso de ovos.
Hei-de procurar a raceita, cá de casa, pois não é nada com esses exageros, e depois digo.

josé palmeiro disse...

Aqui vai uma receita de sonhos, como eu gosto:
-

Sonhos de Abóbora
Felicia Sampaio
Editora Culinária do Roteiro Gastronómico de Portugal


Ingredientes:

* 2 chávenas de chá bem cheias de polme de abóbora amarela cozida e bem espremida
* 2 chávenas de chá de farinha de trigo
* 3 dl de água
* 1 colher de sopa de manteiga
* 5 ovos
* raspa da casca de 1 limão
* 1 pitada de sal
* canela em pó q.b.
* açúcar q.b.

Confecção:

Colocar a água ao lume com a margarina e sal, deixar ferver até a margarina derreter, juntar a farinha de uma só vez, e com colher de pau mexer energicamente até obter uma bola, sem retirar do lume.
Colocar a massa num recipiente junte os ovos um a um mexendo bem entre cada adição.
Junta-se a raspa da casca de limão.
Cada vez que se coloca um ovo, a massa não deve ficar nem muito rija nem muito mole.
Com uma colher de sopa retire pequenas porções
de massa (+ ou - do tamanho de uma noz) e frite em óleo
quente +-180º, não coloque demasiadas porções de cada vez porque elas triplicam de volume durante a fritura.
Depois de fritos passe-os por açúcar e canela.

E os ovos são só 5(cinco)

Anónimo disse...

Eheheheheh!!! Este blog está o máximo! Agora já se aprende a fazer sonhos?!

Olha que 30 ovos, é muita ovo!

saltapocinhas disse...

e não podias fazer metade da receita?
ou um terço?
ou um quarto?

:)

eu comprei uma teleculinária especial de nata e fiz umas rabanadas deliciosas (e que não são fritas!)
também lá vem uma receita de sonhos.

saltapocinhas disse...

estou como a joaninha: 1.º publico, depois leio!
claro que a teleculinária é de natal e não de nata (embora tenha tudo a ver!!)

a receita do palmeiro faz-me lembrar os meus bilharacos, que são uma especialidade minha e super-hiper deliciosos!!

cereja disse...

Há gralhas que são óbvias. Via-se logo que era Natal, por exemplo! E, enfim, entre o «maus» ou «mais» também se tirava pelo sentido... :))
A minha ideia era fazer realmente metade, mas por vezes em certas receitas não dá jeito, quando a conta fica arrevesada, por exemplo se forem 5 ovos não posso deitar 2 e meio...
A receita do Zé também me parece boa, mas a que finalmente fiz com a ajuda da minha amiga, acho que também ficou bem. Ninguém se queixou...