As inspecções sempre servem!
Haja Deus!
Parece que a Provedoria de Justiça decidiu ir mesmo ver como estavam as coisas nos Serviços de Finanças. E, pelos vistos, as queixas que os cidadãos têm andado a fazer tinham a sua razão de ser.
Falta de condições para um atendimento célere, poucos recursos humanos e mal preparados, desarticulação entre sistemas informáticos foi o que os inspectores encontraram, tal como o público se queixava.
É certo que tem havido algumas melhorias, sobretudo no uso da net para comunicações. A entrega do IRS é das mudanças mais vistosas e importantes, e o «selo do carro» também. Aliás até uma coisa tão comezinha como a compra de livros de «recibos verdes» que dantes implicava muita papelada, agora é bem mais fácil.
Contudo, só quem nunca precisa de ir a uma Repartição de Finanças é que não deparou com uma demora porque «o sistema informático está em baixo» ou têm uma máquina qualquer avariada.
E esse deveria ser um dos pontos prioritários – por favor actualizem o material dessas repartições, porque se há local onde deve haver dinheiro deveria ser exactamente nas Finanças…
Parece que a Provedoria de Justiça decidiu ir mesmo ver como estavam as coisas nos Serviços de Finanças. E, pelos vistos, as queixas que os cidadãos têm andado a fazer tinham a sua razão de ser.
Falta de condições para um atendimento célere, poucos recursos humanos e mal preparados, desarticulação entre sistemas informáticos foi o que os inspectores encontraram, tal como o público se queixava.
É certo que tem havido algumas melhorias, sobretudo no uso da net para comunicações. A entrega do IRS é das mudanças mais vistosas e importantes, e o «selo do carro» também. Aliás até uma coisa tão comezinha como a compra de livros de «recibos verdes» que dantes implicava muita papelada, agora é bem mais fácil.
Contudo, só quem nunca precisa de ir a uma Repartição de Finanças é que não deparou com uma demora porque «o sistema informático está em baixo» ou têm uma máquina qualquer avariada.
E esse deveria ser um dos pontos prioritários – por favor actualizem o material dessas repartições, porque se há local onde deve haver dinheiro deveria ser exactamente nas Finanças…
11 comentários:
Descobriram o óbvio! Mas olha que em casa de ferreiro espeto de pau por isso "se há local onde deve haver dinheiro deveria ser exactamente nas Finanças"....
Farpas, mas que querido!!!!
Consegues passar por aqui antes do trabalho?...
Mas olhem que apesar de tudo, comparado com o que era há uns anos, a coisa está melhor.
Nem me quero lembrar da entrega do IRS nos últimos dias....
Como tudo, deve depender da experiência pessoal e do balcão a que nos dirigimos.
A repartição a que pertenço, é péssima! Pior que péssima! Desde o local, horroroso, muito sombrio, sujo, numa zona onde se vêem marginais ou que assim parecem, até ao atendimento, super vagaroso e enfastiado, tudo é mau. Ainda a mais simpática é uma senhora da secção de tesouraria...
Mas por vezes preciso de esclarecimentos, ou comprar impressos ou tratar de outras coisas e passo por outras repartições onde tudo é o oposto.
É errado generalizar através da nossa experiência.
Mas, pelo que se leu, isto é diferente, foi mesmo uma inspecção e apanhou muitos serviços. Deve ser de fiar. E as suas conclusões também!
Eu sou dos azarentos.
Na minha, o «sistema» está sempre em baixo e estão sempre à espera do técnico de informática que desencrave aquela traquitana. É cá uma pontaria que tenho!!! Porque credito, que «o sistema» funcione quando eu lá não vou, a coisa fechava as portas, mas comigo é fatal!
Gralhas:
«Porque acredito, que «o sistema» funcione quando eu lá não vou, porque senão a coisa fechava as portas», assim é que devia ser.
Será assim, mas o King tem razão, depende muito de balcão para balcão. Aqui nos Açores é célere e funciona, pelo menos, comigo, funcionou.
Mas esquecia-me de referir que, citando o título do escrito: "As inspecções sempre servem!", desde que feitas, por quem saiba inspecçionar.
@Emiele: todos os dias depois do banho e antes do pequeno-almoço! LOL, não há nada melhor para começar o dia!! E mais já peguei o hábito ao pessoal aqui da empresa!
Isso da "casa de ferreiro espeto de pau", é o que mais se vê. Também já ouvi que "santos de casa não fazem milagres" não é? Contudo deviam realmente começar por aí mas, tal como aqui a malta já disse é frequente não nos atenderem por «avaria no sistema» :))
Por acaso tenho também a experiência do King e do Palmeiro. Há repartições onde vou e a coisa passa-se lindamente, e outras onde é um pavor.
De resto, é claro que as inspecções devem ser feitas por gente competente e incorruptível dentro do possível (este àparte é por me lembrar de certas 'inspecções' de obras por alguns fiscais da(s) Câmara(s)...)
Ups! Não tinha visto o segundo comentário do Farpas...
Que te posso dizer? Fico desvanecida, é evidente!
É certo que eu também escrevo bem cedo, e vou dizer que desde que reparei que aparecia um comentário teu às vezes tão cedo, passei a 'publicar' logo o post assim que está escrito. É que até há pouco, eu escrevia primeiro dois ou três e no fim é que clicava para publicar. Por isso aparecia com uma hora teórica mas «à vista» só chegava uma hora depois, muitas vezes. Agora assim que escrevo, deixo logo à vista...
:) Sempre agrado ao meu amigo Farpas, o criador do visual aqui da casa!
Enviar um comentário