quarta-feira, outubro 03, 2007

A terceira maior taxa de desemprego

Pelo que os números dizem, há países com taxas maiores: França e Grécia.
Mas...
Mas, a diferença reside em que lá os desempregados estão a diminuir enquanto cá estão a aumentar.
Friamente, os senhores economistas dizem que
o desemprego está alto e continuará a subir por causa dos "problemas na reconversão do tecido económico"
Todas as explicações soam mal.
O dizer-se que «as empresas estão a investir em produtividade em vez de aumentar a produção», traduz-se: «em vez de contratarem mais gente, aproveitam melhor os recursos e com o aumento da eficiência e da melhor utilização de tecnologias de informação estão até a "dispensar os trabalhadores que tenham a mais"».
Por outro lado, se é difícil encontrar trabalhadores qualificados como se diz, como é que a taxa do desemprego jovem é uma das mais altas da Europa? Não se faz formação? Mas não se anda há anos a gastar milhões nessas ‘formações’...?
Isto só deve ser entendido por quem fale economiquês, eu desconheço essa língua.

4 comentários:

Anónimo disse...

Toda esta gramática económica me ultrapassa...e fico sempre com a sensação que se utilisa como um jogo de que só alguns conhecem as regras...será a Banca a detentora exclusiva desse conhecimento e os economistas ,enfim ,os "pivots"que se esforçam por, em linguagem uma cifra mais abaixo,tornar legiveis as consequencias?AB

Anónimo disse...

Não é para entender.
Aliás o economicês esforça-se por não ser entendido pelo comum dos mortais. Aqui o mexilhão vê os filhos sem trabalho, o seu próprio a tremer, e o clima de «é melhor ir amoxando [nem sei como se escreve] que levantar cabelo e o patrão ter justa causa para nos por na rua...

josé palmeiro disse...

Não dá mesmo para entender.
São linguagens herméticas, feitas assim propositadamente e o facto que interessa é que continuamos na cauda, da cauda da Europa.

cereja disse...

Eu deixei um isco ali no post, mas que não apanhou nenhum «peixe-comentário». Queria chamar a atenção para as chamadas «formações» pagas com dinheiros da UE, mas que para mim servem para dar emprego... aos formadores!!!!