quinta-feira, outubro 04, 2007

Blogs, tantos blogs…


O nosso Farpas publicou há dias uma notícia: corria para aí uma eleição do «melhor blog português». Ele, no seu inconfundível estilo bricalhão, sugeria que nos candidatássemos todos a esse Nobel mas votássemos no seu… Com o meu voto já ele conta.
Mas fiquei a reflectir. Para além de nem me passar pela cabecinha que alguém me candidatasse e muito menos o faria eu própria, o que é isso do melhor blog? E para quem? E com que critérios?
Bom, «eles» ajudam-nos porque há muitas categorias, ora vejam:
Blog Revelação de 2007, Melhor blog sobre Acessibilidade, Melhor blog sobre Animais / Natureza, Melhor blog sobre Artes & Cultura, Melhor blog sobre Blogging, Melhor blog Corporativo ou Empresarial, Melhor blog sobre Desporto, Melhor blog sobre Design, Melhor blog sobre Educação, Melhor blog de Entretenimento, Melhor blog sobre Fotografia ou Fotoblog, Melhor blog Geek, Melhor blog Generalista, Melhor blog sobre Hobbies ou Passatempos, Melhor blog de Humor, Melhor blog sobre Informática, Melhor blog sobre Internet/Web, Melhor blog sobre Literatura, Melhor blog sobre Marketing & Publicidade, Melhor blog de Media, Melhor blog sobre Música, Melhor blog sobre Negócios & Finanças, Melhor blog sobre Política & Sociedade, Melhor blog sobre Saúde & Medicina, Melhor VídeoBlog…
Ufff…
Com este panorama, reconheço que só me apetece fugir, porque afinal devo conhecer 0,00001 dos blogs portugueses.
Será uma inundação? Uma praga? Uma moda?
E eu que achava que ainda dava uns «passeios virtuais» e conhecia alguma coisinha, reconheço que, como vou de link em link, sempre afinal atrás da cadeia dos que por algum motivo me despertaram o interesse, aquilo que conheço é uma gotinha de água bem pequena neste mundo imenso da blogosfera.
Mas, olhem, é como quando se vai a um copo de água muito bem servido e quase não se come nada, o ter encontrado esta lista enorme, em vez de ter estimulado a curiosidade, teve o efeito de me re-enviar para a minha concha, e de pensar que se não conheço os melhores também não me aflige nada.
Fico com «a minha família», a meia dúzia que conheço e me agradam e de mais não preciso.

11 comentários:

Anónimo disse...

Concordo contigo. Tb sou assim. Comparando com lojas tb me sinto como tu em relação aos blogues/blogs. Num hipermercado gigante, tipo Colombo em Lisboa, a escolha é tão grande, variada, complexa e repetitiva ao ponto de haver dezenas de tipos e marcas só de fiambre, que fico sem saber o que escolher. Se estou cansada ou ocupada nem consigo pensar bem e acabo por levar o mesmo de sempre.
Lá diz um ditado "portuga": O QUE É DEMAIS NÃO PRESTA.

Anónimo disse...

Lia quis escrever...

Farpas disse...

Olha para teres uma ideia, Canas de Senhorim é uma Vila com cerca de 3700 habitantes e tem 35 blogs conhecidos dos quais cerca de metade são colectivos. A inundação é tanta que há um blog que para além de servir de ponto de encontro dos blogueiros da Vila, faz pontos da situação e análises estatísticas dos blogs! Mas isto já vem assim desde há alguns anos, de tal forma que até já houve um blog nacional que fez um "estudo" sobre o "fenómeno" dos blogs Canenses!

É claro que eu nomeie o Pópulo! :D

Rita Inácio disse...

Olha uma troca de galhardetes!!! lol

A verdade é que ter um blog tornou-se uma moda,..., e basta falar em "conversas de café" em blogs, entre os nossos amigos, para vermos que a grande percentagem tem um blogzito...

De qualquer forma esta votação é-me totalmente indiferente.... Embora que se escolhesse tinha sérias dúvidas Populo, trol, Ai-o-camandro, Xá-das-5,etc..., os meus links

Anónimo disse...

Só me apetece rir!
São muito mais que as categorias dos Óscares!!!
Nunca imaginei que em Canas o movimento fosse esse. Isso aí anda mão do Farpas...
Cá para mim ando num lagozinho, (ou península, sei como lhe chamar, que tem no máximo uns 10 que visito. Felizmente nenhum escreve tanto como tu, de modo que aí em meia hora está tudo visto. De vez em quando, um comentário inteligente desperta-me o interesse em visitar quem o fez, e lá vem mais um para a lista. Mas nem sequer tenho interesse em a aumentar muito.
Tu és modesta, que o Pópulo, dos que conheço é um dos melhores. Sobretudo pela variedade.

josé palmeiro disse...

É inacreditável.
Gosto do que gosto e mais nada tenho a acrescentar e penso que os outros, fazem o mesmo.
Somos todos iguais e todos diferentes. De entre a minha roda de amigos, é visível que me sinto bem, aqui, logo não tenho razões para mudar. Cada vez me sinto melhor por aqui!!!

Anónimo disse...

Dizem que a cada momento nascem não sei quantos...
Aliás o exemplo que o Farpas dá de Canas de Senhorim, é muito claro. Mas eu próprio conheço miúdos que têm um blog, mas digamos que «para a idade deles» (cof...cof.. isto tem um ar paternalista, mas não sei como o dizer!)
Depois há os famosos porque sim tipo Abrupto, há os engraçados como o Gato Fedorento que agora como blog está mais em pousio mas quando nasceu era formidável, há de facto uns literários. «Escrito a Lápis», por exemplo, (http://escrito-a-lapis.blogspot.com/) ou

Anónimo disse...

... bruscamente, o meu pc disse que ia encerrar e ainda tive tempo de clicar para não perder o que tinha escrito do comentário, mas ficava o resto:

... ou «Em busca da Límpida Medida»
(http://limpidamedida.blogspot.com/).
Os fotoblogs não me atraem tanto. Mas o meu núcleo duro és mesmo tu e os teus comentadores blogger habituais. Aqui é que me sinto em casa.

Anónimo disse...

Pois eu então comento só aqui e num outro temático de um amigo gourmet mas lá só mesmo de vez em quando...Mas consulto os chamados de "referencia" e ás vezes apetece-me deixar qq.coisinha, mas a chatice é tanta,ele é espera ele é entra não entra, ele é pedir dados que nunca mais acabam e que não me apetece dar...e pronto ...AB

cereja disse...

Eu penso que somos todos mais ou menos como a amostragem que aqui ficou. Lemos uns tantos e acabamos até por hábito, por comentar só num ou dois.
Depois, como disse a AB, há alguns que eles não têm a culpa, mas o servidor que escolheram é tão chato, mas tão chato, demora tanto a entrar o comentário e pedem tantos dados que afugenta quem lá quiser ir.
Depois temos aqueles blogs vítimas de ataques incríveis, onde os comentadores ultrapassam todos os limites de educação, e naturalmente que os bloggers decidem decretar uma 'filtragem' aos comentários. eu entendo, mas o certo é que também me tira a pica. Escrever uma coisa e só la a ver horas depois...
Enfim, (agora isto é dito com voz de mimo ) «é um blog pequenino e modesto», mas é o meu e pronto. De certeza absoluta que não é o «melhor blog portugu~es»!!!!!!

Mar disse...

LOL! este teu último comentário sintetiza tudo o resto. Haja paciência para votações e mais votações sem pés nem cabeça.