terça-feira, março 27, 2007

Quem vê caras

É curioso que apesar todos reconhecermos que «quem vê caras não vê corações» é facílimo fazer juízos de valor a respeito de uma pessoa pela aparência. É muito raro quem não se deixe ir atrás de pensar que uma pessoa mal vestida, com ar sombrio, que gagueje ao falar, expressão desconfiada, seja alguém para manter à distância, enquanto o seu oposto, uma pessoa com ar agradável, vestida com gosto, sorriso aberto, olhar ‘franco’, é acolhida com simpatia e boa vontade.
Eu, que me acho pouco preconceituosa, já me aconteceu ser abordada por pessoas com ar «estranho» e continuar a andar cheia de defesas quando afinal só me queriam perguntar as horas…
Claro que isto é instintivo. A nossa razão diz-nos que pelo contrário, um inocente não «precisa» de ter bom ar, enquanto para um vigarista isso é fundamental. Os jornais contam
uma históriazinha cujo único interesse é provar isso.
Um indivíduo, regista vários boletins de euromilhões e depois põe-se a andar com eles registados e sem os pagar. Aqui para nós, é uma burla roskof. É um prejuízo para quem os regista sem dúvida mas para ele só haverá lucro se ganhar alguma vez e aí será apanhado…Contudo, o modo de agir é engraçado: vem muito bem vestido sempre a falar ao telemóvel. Naturalmente é muito simpático e com bom aspecto e, sempre a ‘falar ao telemóvel’, explica que se esqueceu de mais uns tantos boletins e vai buscá-los enquanto o operador da caixa fica à espera. Claro que não volta a aparecer…
Diz a polícia que não levanta suspeitas por « se apresentar "muito bem vestido" e "agir com naturalidade e com muita lábia", o que, remata a Polícia, "é típico de um burlão
E, remato eu agora, e não só. Ou pelo menos não só burlões deste tipo.

5 comentários:

josé palmeiro disse...

Há um que costuma aparecer, mensalmente, na Assembleia da República, e ainda não o apanharam.
Coisas deste país que até já tem um All-garve.
Estou agora a saber que estamos em 24º lugar dos países com corrupção, muito abaixo portanto, estatisticamente, porque, segundo Maria José Morgado, não são dados que se tratem estatisticamente.

Anónimo disse...

Estou como o Zé Palmeiro, os «de outro tipo» como tu dás a entender, também falam bem, vestem bem, têm muita lábia e enganam meio mundo. Só que tem sido difícil convencer os intrujados dessa intrujice.

cereja disse...

:)
É isso, Zé e King.
Mas achei graça o sublinhar que os bons vigaristas são aqueles com carinha de santo. Ou então não são bons profissionais!

Farpas disse...

Quem sabe se esse do Euromilhões não é um deles!... A História diz-nos que os grandes burlões sempre tiveram um ar "encantador", as aparências iludem! É por isso que eu não consigo burlar ninguém nem que quisesse lol!!

cereja disse...

Ena, deixa-me cá imaginar a tua aparência, Farpas. Assim a modos que Capitão Gancho????
Só que esta burlazita parece-me pequena para tanto incómodo. vamos a ver o «cavalheiro» bem posto, afinal distraiu-se mesmo e não foi por mal - tinha uns afazeres importantes e passoou-lhe aquela contita...