sexta-feira, janeiro 19, 2007

Valha-nos o tempo

Às vezes ele é nosso amiguinho.
A gente barafusta e zanga-se com ele, ou faz calor a mais ou excesso de frio, e temos razão que isto dantes era um clima temperado mas o tempero anda a esgotar-se.
Contudo também é certo que as construções «modernas» só o são por serem mais vistosas, porque não nos defendem nada dos excessos do clima… As antigas, tradicionais, tinham as grossas paredes, janelas pequenas, pátios interiores, e quem lá vivia ia-se aguentando com os calores e frios.
Depois começou-se a construir à pressão, os nossos actuais galinheiros edifícios, - alguns até bonitos à vista e seguindo padrões da Europa mais a norte com janelas grandes o que é muito agradável porque nos dá mais luz - mas esquecendo aquilo que no resto da Europa existe que é o aquecimento central, janelas duplas, paredes duplas. Conclusão, gasta-se imenso dinheiro em energia e andamos cheios de frio ou de calor.
Mas como comecei por dizer, de vez em quando S. Pedro dá-nos um bom-bom e desta vez parece que escapamos ao mau tempo
Uff…
.

4 comentários:

Anónimo disse...

Mas construir de outro modo, sai mais caro, né? Então qué do lucro????

cereja disse...

E ninguém aprecia o boneco tão lindo que consegui pôr? (gifo 'consegui' porque a blogspot também anda com algumas manias em relação aos bonecos!)

Farpas disse...

Olha eu é que não me dou nada com estas mudanças... a minha sinusite queixa-se logo... ou é para estar frio ou para estar calor, decidam-se!!!

cereja disse...

Oh Farpas, então assim estragas-me a brilhante conclusão! Porque imagino que estejas a viver aí em Canas numa destas casas que estava a gabar como bem construidas «à antiga». Se também andas com azares então o mal é só e apenas do tempo.
Feio tempo, mau, vou-me zangar a sério com ele.
E olha que dizem que vem aí um frio do caraças!!! Cuidado com a sinusite.